Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cananga-do-Japão

Planta herbácea, originária da Ásia (Japão), que pode chegar a 60 cm de altura. Suas folhas são matizadas em diferentes tonalidades de verde na parte superior, sendo avermelhadas na parte inferior, formando grupos de folhas unidas na base.

A floração é na Primavera e ocorre antes do surgimento das folhas. As flores são levemente perfumadas e lembram orquídeas. A vida da flor é de cerca de um a três dias, mas abrem continuadamente fazendo com que a floração dure mais de um mês.

Prefere ambientes quentes e úmidos e devem ser cultivadas sob sol pleno ou a meia sombra. O cuidado é que o ar que a circunda tenha sempre umidade, pondendo-se tê-la próximo a fontes de água. As regas devem ser moderadas, pois em excesso pode levar ao apodrecimento dos bulbos ou surgimento de fungos.

Se plantadas em um vaso este deve ser baixo, pois quando as flores aparecerem terá uma boa estética.

No plantio em vasos deve-se misturar uma parte de terra comum, dois de composto orgânico e uma de terra vegetal. Se plantadas em canteiros, enquanto estiverem com folhas formarão um volume verde quase totalmente vertical, mas deve-se levar em conta o que se plantará ao redor pois as flores ficam mesmo juntas ao solo.

O solo deve ser rico em matéria orgânica para que a planta tenha um bom desenvolvimento. Quanto a propriedades medicinais das plantas, seus rizomas são utilizados para tratamentos de pele, triturados ou secos misturado a água formando uma pasta, além de serem acrescentadas outras ervas.

No Inverno a planta entra em um período de dormência que dura até a Primavera seguinte. Neste período de dormência as regas devem ser diminuídas ao mínimo ou mesmo suspensas.

A reprodução é feita pela divisão dos rizomas que devem ser plantados em uma mistura de terra como foi descrito acima.

38519

Tulipas
Ficamos muito felizes quando recebemos flores, e quase sempre a emoção ao recebê-las é tão grande que nosso primeiro pensamento era eternizá-las e mantê-las sempre lindas;  bem, sabemos que é impossível mantê-las vivas por muitos e muitos dias, mas é possível prolongar a vida das flores tomando alguns cuidados.

Saiba que há alguns cuidados básicos que fazem com que as flores consigam aguentar muitos dias sem perecer. A primeira dica é colocá-las num jarro com água assim que você as receber, mas antes corte com uma tesoura a pontinha do caule em ângulo inclinado e retire as folhas que ficarão abaixo da linha d’água; isso evita que bactérias se acumulem sobre as folhas e crie mal cheiro.

Troque a água do jarro, se possível todos os dias, se for difícil fazer a troca diária,  faça a cada dois dias, ou seja, dia sim, dia não. Ao trocar a água, lave o jarro internamente com sabão e água abundante para eliminar as bactérias que ficaram acumuladas na água anterior.

Relativamente a exposição solar, flores que estão plantadas em vasos com terra, procure deixa-las expostas ao sol no máximo até às 9h00 da manhã, ou após às 16h00, quando a intensidade dos raios solares são mais fracos. Quanto as flores que estão em um jarro dentro d’água não as exponha diretamente a luz solar. O ar condicionado também não é benéfico para as flores, já que faz com que elas se desidratem rapidamente e consequentemente venham a morrer.

Para prolongar a vida das suas flores você poderá utilizar algumas “receitinhas caseiras” como adicionar algumas gotinhas de lixívia na água ou quando trocar a água poderá  também colocar no jarro algumas pedrinhas de gelo para refrescá-la. Poderá optar também por adquirir compostos conservantes de flores, que podem ser encontrados facilmente em forma de sachês ou líquido, e são muito eficientes.

Quando perceber que uma das flores começa a murchar, retire-a imediatamente do vaso, para que o gás etileno libertado por ela, não faça as restantes flores murcharem. Outra dica é manter as flores longe das frutas, já que algumas frutas como a maçã, a banana ou a pêra também libertam gás etileno, que ocasiona a “morte” prematura das flores.

Observe as pétalas e folhas que estão envelhecendo e retire-as com cuidado para não estragar toda a flor, isso ajuda a mantê-la viva por mais tempo. Se você seguir estas pequenas dicas poderá prolongar a vida de suas flores em até uma semana a mais do que o tempo habitual de vida das mesmas.

1_gif49