Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Flor-de-cera

A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se.

Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura:
2 partes de terra comum de jardim,
2 partes de terra vegetal
1 parte de areia.
Luminosidade e temperatura:
A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.

Regas:
No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a freqüência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma “reserva”.

Adubação:
A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.

Como evitar e tratar problemas
Folhas secas e com manchas:
Indica ambiente muito seco. Como medida de emergência, recomenda-se pulverizar toda a planta com água. Providencie um local com mais umidade no ambiente.

Manchas escuras nas folhas:
Geralmente são indícios de que a planta recebeu muita luz solar direta. Em alguns casos, as manchas indicam ataque de fungos.

Queda de brotos e botões:
Podem ocorrer quando a planta recebe corrente de ar frio; por ter sido trocada de lugar, alterando suas condições de luminosidade, temperatura e umidade ou por calor excessivo.

A planta não floresce:
Por luminosidades insuficiente; pode estar faltando algum nutriente para a planta; a umidade do ambiente pode estar muito baixa ou a planta necessita ser replantada por estar muito grande.

Folhas amarelas com pontos pretos:
Pode ser excesso de regas. A solução é cortar as partes danificadas e reduzir as regas até que a planta esteja recuperada.
Excesso de sol direto. Mude a planta de lugar.
Substrato pobre em nutrientes, especialmente nitrogênio. Forneça uma boas adubação para a planta.

janel4

Orquídea Vanda branca

Primeiro saiba que, muitas orquídeas, só florescem uma vez no ano. Mas se já faz um ano e sua orquídeas não tem sinal de flor, o que pode estar acontecendo é insuficiência de luminosidade. Em geral, a falta de luz é o maior responsável pela ausência de flores. Então se sua orquídea está saudável, com folhas firmes, boa quantidade de raízes saudáveis, recebe boa adubação e rega, o problema deve ser o local onde ela está.
Neste caso, mova-a para um lugar com mais luz e aguarde para ver se no próximo ano ela irá florir.

A luminosidade de uma espécie deve ser a mesma tanto para a planta adulta como para a muda?
As plantas adultas devem receber mais luz para terem um bom desenvolvimento, enquanto as mais jovens, podem receber um pouco menos de luminosidade.

A regra de cultivo de um gênero ou espécie de orquídeas não é o mesmo para plantas adultas e mudas?
A necessidade de uma muda é um pouco diferente da necessidade de uma planta adulta. A muda precisa de um pouco menos de luminosidade, mas no quesito rega, precisa de mais rega, pois seca muito mais rápido que a planta adulta.

Qual deve ser o espaçamento entre as orquídeas numa bancada?
O espaço deve ser suficiente para que a folha de uma orquídea não toque na outra e que o ar possa circular entre os vasos.
Eu adoto o espaço de um palmo aberto entre os vasos.

Deve-se esperar o substrato secar completamente para molhar as orquídeas?
Eis um assunto que causa muita discussão.Algumas pessoas deixam o substrato secar completamente antes de molhar a planta novamente, outras, molham quando ainda está levemente úmido.
Na maioria das espécies, eu molho apenas quando está quase seco, ou seja, com quase nenhuma umidade. Para que desta forma, as raízes possam arejar bem. Geralmente faço isso se a orquídea for uma Laelia, Cattleya,  Dendrobium ou Oncidium.

As Phalaenopsis não deve secar completamente! Quando ele está levemente úmido, retorne a molhar.

As Vandas nunca devem ficar muito tempo sem rega, pois como não tem substrato, a rega deve ser com intervalo de um dia e nos dias mais quentes, pode até ser diária.

Qual o tempo máximo que um substrato deve ficar úmido?
A umidade no substrato deve ser medida pelo tempo que ele leva para secar antes de receber a próxima rega.
No verão, o substrato deverá secar em até uma semana, se demorar mais tempo que isso, pode prejudicar as raízes.
No inverno, o tempo dobra, ele pode ficar até 15 dias úmido, se ficar úmido por mais tempo, também pode prejudicá-las.

Orquídeas são resistentes ao frio?
Sim. A maioria das espécies consegue se adaptar ao frio, desde que não seja uma espécie de extremo calor e esteja em região de frio extremo. Mas em geral, uma mudança de temperatura mais brusca, não impedirá sua orquídea de se desenvolver.

Convém reforçar que, não é aconselhado que deixe-a desprotegidas das geadas, pois neste caso, podem entrar em hibernação por longos períodos. Da mesma forma, se você puder evitar que ela seja exposta a ventos frios no inverno, ela irá agradecer bastante a sua dedicação.

O que eu devo fazer nos dias muito quentes e secos?
Nunca molhe sua orquídea quando elas estão com as folhas quentes. Evite sempre o choque térmico.O que você pode fazer é umedecer o ambiente onde ela está.

Para isto, basta molhar o chão. Isso diminuirá a temperatura e conforme a água for evaporando, aumentará a umidade do local onde elas estão sendo cultivadas.

cach890