Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Allium_nigrum

Planta da mesma família do alho comum, mas tem vocação para compor belos arranjos, em vez de temperar comidas.

Com bulbo grande e folhas largas, ele chama a atenção quando está florido: do alto de uma haste longa e fina surgem pequenas flores estreladas, nas cores branca, rosada ou esverdeada. Por seu formato delicado e boa resistência, essa espécie é muito procurada como planta de corte, compondo arranjos exóticos e charmosos.

Nativo do sul de Portugal, mais especificamente da região do mar Mediterrâneo, o alho-negro gosta de climas quentes, podendo ser cultivado em todo o Brasil.

Os botões do alho-negro não se abrem todos de uma vez, uma característica comum em muitas outras espécies que produzem flores em buquês. Da primeira flor aberta até que o último botão caia, passam-se semanas.

Se o vaso estiver em local externo, as abelhas logo encontrarão a planta, transformando o miolo de cada flor em uma gorda cápsula de semente. Espere que essas cápsulas sequem e se rompam sozinhas para semeá-las aos pés da planta-mãe, que logo secará e morrerá.

Se preferir, você pode desenterrar o bulbo-mãe e separar os bulbilhos que tiverem se formado ao lado dele – eles são muito parecidos com os dentes de uma cabeça de alho. Depois de limpos e secos, cada bulbilho estará pronto para ser plantado e produzir uma nova geração de flores.

janel354