Nardo vem de duas palavras gregas “polyos” = branco e “anthos” = flor e significa “planta com flores brancas.” A corola tem uma ligeira tonalidade rosa. É comumente conhecida como jacinto indiano.
Gênero botânico pertencente à família Agavaceae, nativa da América do Sul e é composto por apenas uma espécie. Foi introduzido na Europa no início do século XVII. Pertence à família das Amaryllidaceae.
É herbácea, perene, de raiz tuberosa. As folhas são longas, verde-claro, e reúnem-se na base das hastes florais. Em geral, esta planta é cultivada para flores de corte, mas também pode ser plantadas para formar pequenos grupos isolados.
As flores ocupam quase um terço das hastes floridas. Geralmente atingem uma altura de cerca de 1 m, e exalam um perfume muito doce e florescem do Verão ao Outono. Cada haste produz 2 ou 3 flores.
A planta é sensível ao frio e o seu plantio deve ser feito pleno sol no mês de abril, a uma profundidade de 4-5 cm, em solo rico em matéria orgânica, leve e muito permeável. A rega deve ser moderada ao longo do ano, exceto no verão e na época da floração, que deve ser mais abundante.
Não há dificuldades de cultivo. A primeira coisa a lembrar é que só florescem uma vez. Os pequenos tubérculos que se formaram em torno do bulbo principal são separados e armazenados em local fresco e seco, à espera de ser plantada na primavera seguinte. Floresce no terceiro ano de ser plantada.