Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Orquidea-Bambu - Arundina

Com mais de 35 mil espécies, as orquidáceas compõem uma das maiores famílias botânicas. As representantes são encontradas nos cinco continentes e, devido à grande diversidade, existem variedades adaptadas ao frio ou ao calor, à alta ou à baixa umidade do ar e ao sol pleno ou meia-sombra. Sem contar as variadas formas, cores e tamanhos das flores.

Mesmo com tanta multiplicidade, essa espécie despertou a atenção dos paisagistas e ganhou espaço nos jardins de todo o Brasil. A Orquídea-bambu que, embora seja nativa de Myanmar, no sul da Ásia, ajustou-se muito bem ao clima tropical do País e floresce abundantemente durante quase todo o ano.

São orquídeas terrestres bastante rústicas, se encaixam perfeitamente no estilo dos jardins tropicais e contemporâneos. Apresenta caule juncoso, formando grandes massas que crescem até uma altura de 2 m. As folhas são finas, estreitas e compridas, com um comprimento de 9 a 19 cm e largura de 0,8 a 1,5 cm.

As flores se formam no verão e apresentam uma tonalidade lilás rosada ou branca com o labelo púrpura. A orquídea-bambú pode ser utilizada como bordadura, cerca-viva ou isolada no jardim, assim como em vasos e jardineiras, sozinha ou compondo com outras plantas.

Seu principal mercado é o de paisagismo, pois combina muito bem com outras vegetações e fica perfeita quando disposta junto a muros e paredes ou constituindo conjuntos no meio da área verde.

De rápido crescimento e fácil cultivo, suas flores duram dois dias, mas como são sequenciais, ou seja, desabrocham novas diariamente, permanece florida por longos períodos.

A tonalidade mais conhecida é a rosa-claro com labelo (pétala modificada) pink, mas também há branca, lilás e branca com labelo róseo. A floração se estende da Primavera até meados do Outono. Em regiões de clima quente e úmido, essa temporada é prolongada.

2m31mc3

Semeando

semeando

Se você quiser plantar seu próprio jardim ou cultivar um pequeno pote de ervas para sua cozinha, você pode salvar uma quantidade enorme de dinheiro cultivando suas plantas a partir de sementes. Sementes podem ser compradas em lojas locais de jardinagem e podem ser colhidas a partir de frutas e legumes que você comprar na mercearia ou na feira. A jardinagem para adultos não apenas é gratificante, mas também pode ser uma excelente maneira de passar mais tempo com seus filhos. Se você é novo no mundo da jardinagem, continue lendo para aprender o que precisa sobre como plantar sementes.

Você precisará de :
Potes de barro ou de turfa
Semente
Água
Bandeja para segurar panelas
Pinças
Lápis
Palitos de dente grandes
Filme plástico

Decida que tipos de plantas você deseja cultivar. Pegue alguns livros em sua biblioteca local e pesquise que plantas irão funcionar melhor em sua área de jardinagem. Para cultivar certos tipo de plantas e escolher as sementes de acordo, Você precisa considerar quanto espaço tem disponível e se irá plantá-las em ambiente fechado ou ao ar livre.

Colete as sementes. Para economia extra, você pode comprar as sementes com desconto em uma loja de jardinagem local no final da temporada de jardinagem. Sementes pré-embaladas permanecem viáveis por algum tempo, e, sendo assim, não faz mal à semente ser armazenada durante os meses de outono e inverno. Você também pode colher sementes de frutas e vegetais que você compra no supermercado. Sementes de pimentão, tomates, melões e pepinos, que normalmente são descartadas, podem ser retiradas, secas em papel toalha e armazenadas em sacos plásticos para posterior plantação.

Compre alguns potes de barro de baixo custo ou potes de turfa e um vaso para mistura de boa qualidade ou fórmula inicial de sementes. Se você preferir, você também pode reciclar papel e copos de isopor, garrafas de refrigerante de plástico e caixas de leite para usar como plantadores.

Arranje um espaço à parte, se for plantar muitas sementes, onde possa manejar as bandejas de sementes plantadas, enquanto estão crescendo. Um quarto com boa luz solar, ou uma mesa livre com uma lâmpada são bons locais.

Encha os potes com terra até o topo e, em seguida, adicione água suficiente para umedecer o solo mas não ao ponto de tornar-se pastoso. 1/4 Xícara de água por pote pequeno é o suficiente. Adicione mais água se estiver muito seco. Use um garfo para mexer o solo e distribuir a água.

Use o lápis para fazer três ou quatro furos espaçados, com pelo menos 1/2 polegada de profundidade, no solo. Para cada planta que cultivar, plante de três a quatro sementes por vaso. Uma vez que as sementes germinarem e começarem a brotar e crescer por algumas semanas, remova o excesso de planta e deixe apenas as 2 mais produtivas. Para melões, abobrinha e tomate, plante apenas duas sementes por vaso, pois estas plantas vão precisar de muito espaço para crescer após serem transplantadas no jardim.

Coloque uma semente em cada buraco pré-formado e cubra-as levemente com o solo ao redor. Adicione outro 1/4 de xícara de água para cada pote, mas não mexa.

Forme uma estufa em miniatura, colocando um palito grande no centro de cada pote. Picote plástico suficiente para cobrir o comprimento e largura da bandeja vagamente. Se você precisar usar dois pedaços de plástico, pode fitá-los juntos para ficar maior em comprimento. Arme o envoltório sobre a bandeja levemente, usando palitos de dente como suporte. Pressione o envoltório para baixo contra o fundo da bandeja e use a fita para fixar, se necessário. Isto irá ajudar suas sementes germinarem mais rápido, retendo mais umidade e com um ambiente mais quente.

janela florida