Arbusto espinhoso originário de Madagascar, muito difundido no Brasil, onde é utilizado como planta ornamental e como proteção em cercas vivas.
Conhecida popularmente no Brasil como “Coroa-de-cristo”, “Colchão de Noiva”, “Dois Irmãos”, “Bem-Casados”, Coroa-de-Espinhos”, “Martírios”, “Duas Amigas”, “Coroa-de-Nossa-Senhora” entre outras denominações.
É considerado um arbusto suculento por reter água o suficiente para tolerar pequenos períodos de estiagem; muito ramificado, pode atingir até 1 m de altura se não for devidamente podado. Suas inflorescências de cores vivas, vermelhas; amarelas; brancas ou em tons rosa, dependendo da variedade, dão à coroa-de-cristo um elevado valor ornamental. As brácteas destacam as pequenas flores no centro e florescem durante todo o ano.
A coroa-de-cristo possui espinhos afiados com cerca de 3 cm de comprimento. Além destas extremidades pontiagudas, o arbusto requer cuidados também no que diz respeito à toxicidade.
A planta é rica em um látex leitoso que é exsudado quando a planta sofre algum tipo de trauma, tal como um corte. Nesse látex são encontradas várias substâncias cáusticas e tóxicas. Os principais componentes tóxicos do látex são os ésteres de forbol que causam queimação, irritação e inflamação quando em contato com a pele. O contato do látex com olhos pode levar à cegueira se não tratado adequadamente, recomenda-se plantá-la em áreas rurais como divisor de espaços ou em áreas onde não haja trânsito frequente de crianças e animais domésticos.
Por ser uma planta suculenta, prefere ambientes com baixa umidade relativa do ar e solo sem encharcamento, por isso as regas devem ser feitas preferencialmente com o solo seco. Permite podas de contenção e limpeza
É uma planta de fácil manutenção, tem grande resistência. E pode ser cultiva não apenas como cerca-viva, mas também como renques, ou em jardins com pedras. Multiplica-se por semente ou estaquia. Deve ser cultivada em dolo arenoso, acrescido de matéria orgânica, sob sol pleno ou meia sombra.
Rústica a planta não exige muito cuidado, e só deve ser regada quando o solo estiver seco. Adube com o fertilizante químico NPK 04-14-08. Com estes pequenos cuidados você terá uma planta saudável e florida o ano inteiro.