Se você estiver planejando usar tulipas em seu jardim, há alguns passos que você pode seguir para garantir que suas tulipas mantenham-se saudáveis e atraentes.
Escolher bulbos saudáveis é o primeiro passo para cultivar tulipas lindas. Selecionar bulbos individuais dão a oportunidade de você escolher apenas os melhores. Bulbos vendidos em conjunto podem ser menos caros, mas é menos provável que você obtenha uma boa quantidade de bons bulbos. Eles devem ser grandes em tamanho, sem rachaduras ou sinais de apodrecimento aparente.
As tulipas florescem melhor quando plantadas nos meses de outono, antes dos primeiros frios, tipicamente por volta de abril ou maio. Escolha um lugar que receba bastante luz solar e que não retenha muita água. Muita umidade pode causar apodrecimento nos bulbos. A preparação do solo antes do plantio trará mais beleza e saúde às suas flores. a terra deve ser bem trabalhada e afofada. Tente trabalhar uma profundidade de uns 15 cm de terra. Composto orgânico, turfa, farinha de ossos ou fertilizantes específicos podem ser adicionados para promover o crescimento.
Plante suas tulipas aproximadamente com dez centímetros de profundidade. Uma terra leve e climas excepcionalmente frios podem requerer que você plante seus bulbos um pouco mais profundamente. Plante as tulipas mais juntinhas, e não separadas. A melhor forma de plantar tulipas é cavar um buraco grande – com em torno de 15 cm de profundidade e um metro de largura e comprimento. Depois de cavar o buraco, coloque os bulbos ao lado uns dos outros, pelo menos 25 bulbos em cada buraco.
A base mais larga do bulbo deve sempre ser plantada para baixo. Depois de plantar seus bulbos, coloque terra sobre eles, gentilmente, e regue levemente. Caso os invernos sejam especialmente frios na sua região, uma cobertura vegetal leve pode ser benéfica. Senão, pouca manutenção é necessária.
No início da primavera, qualquer cobertura orgânica deve ser removida da terra. Quando as tulipas estiverem florescendo, fique de olho para evitar infestações de insetos ou pragas. As tulipas florescem por apenas uma semana ou dez dias, na melhor das circunstâncias, então você não precisa se preocupar muito com as pestes.
As flores podem ser cortadas para serem usadas em arranjos florais. Você pode também pendurar as flores cortadas de cabeça para baixo para que elas possam secar. Arranjos de tulipas vivas ou secas são muito bonitos. Mas, caso você prefira não cortar as flores para dispô-las em arranjos, você deve então cortá-las o quanto antes elas comecem a murchar para garantir que elas possam crescer saudáveis na próxima estação.