Dar flores a alguém é um costume muito antigo e usado em diversos países. Algumas espécies de flores nos remetem a boas lembranças.
As tulipas são originárias dos países baixos e da Turquia onde é considerada a flor nacional e nativa, mas foi na Holanda que ela se difundiu e ganhou fama mundial.
Pertencente a família das Liliaceae, as tulipas são classificadas como plantas ornamentais perenes. Atualmente em vários locais pelo mundo elas são cultivadas de maneira hibrida entre varias espécies, com isso sua variedade hortícola se ampliou e podem ser encontradas flores simples ou dobradas, de formas variadas e com uma vasta gama de belíssimas cores.
Em geral as tulipas se adaptam muito bem em interiores, principalmente as que florescemm no período do inverno. Sua altura fica entre 30 e 60 cm, mas pode variar de acordo com a sua variedade.
Estima-se que existam cem espécies de tulipas, a maioria possui folhas oblongas, lanceoladas e ovais, sua haste é ereta e no topo fica a solitária flor formada por seis pétalas.
O período em que a tulipa floresce pode variar, as precoces comuns na Europa, florescem no final de fevereiro até o final do mês de março. As tulipas semi tardias florescem entre março e meados de abril. Já as tardias vão de meados de abril até o inicio de maio.
Em nosso pais cultivar tulipas requer algum trabalho, pois elas não se adaptam ao nosso clima. Quando induzida através de simulações de condições climáticas favoráveis os bolbos são estimulados a rebrotarem.
Lembre-se que as tulipas exigem algum cuidado especial, conserve-as sempre em local fresco e com luminosidade, mas nunca as deixe expostas diretamente aos raios solares e ao vento.