Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




06-recanto_das_azaleias_4

A Azaléia é uma planta ornamental muito popular que pertence a família das ericáceas. Originaria do Japão e da China essa planta além de muito bonita é extremamente decorativa.

No Brasil a espécie mais popular é a Rhododendron indicum que produz flores nas cores rosa, branca e roxa. Mas devido a manipulação humana feita em laboratório também é possível encontrarmos azaléias em outras cores variadas inclusive vermelhas.

Em muitas casas é possível encontrar azaléias formando belíssimas cercas-vivas ou ao redor de portais e varandas. Vale ressaltar que essa espécie também pode ser cultivada em diversos tipos de vasos.

As flores da azaléia surgem em geral nos meses de inverno até o inicio da primavera, sua resistência a esse clima e as demais variações climáticas é grande, podendo suportar bem as condições adversas. Devido a essa importante característica de resistência, ela é muito usada em jardins abertos e até mesmo em praças públicas.

Seu porte é considerado pequeno/médio chegando a atingir até 2 metros de altura. Por ser um arbusto rústico, a azaléia consegue se adaptar bem em qualquer tipo de solo, mas quanto melhor forem os cuidados com a irrigação e terra fertilizada mais bonitas e formosas serão as suas flores.

É importante frisar que a azaléia é uma planta ornamental externa, ela precisa de iluminação solar plena para que se desenvolva e cresça bem. Já o cultivo a meia sombra da azaléia, exige que a planta receba pelo menos 4 horas diárias de sol direto. Portanto, em ambientes fechados elas não são adequadas.

A irrigação é fácil de ser controlada, essa planta precisa de água apenas quando o solo (terra do vaso) estiver bem seca, mas nunca se deve encharcar o local, é preciso cuidado.

Os fertilizantes químicos ou o adubo devem ser colocados regularmente de acordo com a necessidade e o tamanho da planta. Em geral quando as flores se apresentam pouco exuberantes ou os brotos demoram a crescer pode ser um sinal de falta de nutrientes, nesses casos verifique a adubação. Esteja sempre atento aos cuidados com a sua azaléia para que ela floresça sempre bela e saudável.

camin

avenca

Nome científico: Adiantum capillus veneris
Origem: Nativa do Brasil.

Planta de clima tropical e úmido, nativa das matas brasileiras, onde a umidade e a temperatura apresentam pouca variação durante o ano.
A avenca caracteriza-se pela delicadeza singular de suas folhas compostas de pequenos segmentos, que saem diretamente dos rizomas.

Os rizomas se desenvolvem horizontalmente quase à superfície do substrato. A planta pode atingir altura que varia entre 30 a 40 cm, apresentando um emaranhado de folhas com formas bastante irregulares.

Vegeta perfeitamente bem com temperatura entre 10 e 30ºC.
Planta exigente quanto à umidade.  Fora do seu habitat natural, em dias quentes, é preciso intensificar as regas, inclusive borrifar água sobre as folhas da planta.

Propagação
A propagação da avenca é feita pela divisão da touceira.
- Retirar a planta matriz do vaso, com cuidado para não prejudicar o sistema radicular.

- Com o auxílio de uma faca bem afiada, recortar a touceira com cuidado, separando as mudas que se deseja propagar.

Preparar os vasos
- Distribuir no fundo dos vasos, uma camada regular de aproximadamente quatro centímetros de pedriscos, para facilitar a drenagem de água.

- Distribuir uma camada de substrato até atingir ¾ do conteúdo do vaso.

- Acomodar a muda no centro do vaso e completar com o restante do substrato.

- Fixar as mudas no substrato do vaso, apertando levemente com as mãos.

- Regar a nova planta de forma que o substrato fique uniformemente umedecido.

- Colocar os vasos em locais protegidos de ventos fortes e da luz direta do sol.

- As regas devem ser feitas no substrato.

- Manter a umidade constante.

Substrato
O substrato deverá ser um composto rico em material orgânico.
Misturar na proporção de 1:1, os seguintes materiais: terra vegetal, esterco animal bem curtido, fibras de coco, casca de pinus, areia grossa, de forma que o composto fique homogeneizado e de consistência porosa, para facilitar a aeração das raízes.

Adubação
A avenca não requer adubação com muita freqüência, apenas para reposição de nutrientes. Para adubação, pode ser usado adubo foliar uma vez a cada quinze dias, obedecendo às recomendações do fabricante.

Adubo químico NPK 10:10:10,  dissolver uma colher de sopa, rasa, do granulado em 2 litros de água.  Agitar até dissolver os grânulos. Aplicar de uma a duas xícaras de chá da mistura no substrato, a cada 3 ou 4 meses.

Antes da adubação é necessário umedecer o substrato para que o líquido com o adubo penetre e se espalhe com maior eficiência e uniformidade.

24