Os Narcisos são originários da Europa e da Ásia, possuem flores com diversas formas e variedades de cores. Têm majestosas flores, que se assemelham às flores das orquídeas.
O Narciso é uma planta herbácea, bulbosa, vivaz, com uma grande variedade, podendo atingir alturas entre os 0,2-0,7m. É uma planta muito utilizada e apreciada pelas suas flores, com formas e cores vistosas. As suas folhas nascem do bolbo, são compridas e podem ser estreitas ou largas dependendo da variedade, de cor verde médio a verde-escuro. As folhas dos Narcisos despontam no Outono e persistem até á Primavera, ou seja, até á época de floração. As flores são suspensas por um longo pedúnculo carnudo podendo ser eretas ou pendentes, em grupo ou solitárias, de cor amarela, laranja, branco e creme. São em forma de taças ou tubos, algumas campanuladas, singelas ou dobradas com cerca de 2,5-5cm de comprimento.
O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais, estão classificados entre as flores ornamentais mais cultivadas no mundo, quando plantados de forma natural no jardim, sem seguir desenhos muito rígidos, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre.
Plantação:
Os bulbos devem são plantados no mês de Outubro. Devem ser enterrados a uma profundidade entre os 6-15 cm, dependendo do seu tamanho e a uma distância de 8-15 cm entre eles. Plantar com a ponta virada para cima e até um pouco fora do substrato. Não regar em excesso, pois pode provocar podridão dos bulbos.
Luz: Entre sol e sombra, em regiões de climas amenos.
Temperatura: Suporta temperaturas baixas mas não extremas. O Narciso prefere climas suaves, com temperaturas entre os 16-20ºC.
Solos: Prefere solos úmidos exceto no Verão em que tolera a falta de água, férteis e bem drenados.
Rega: Regular durante a fase de crescimento e da floração, sem excessos. Suprimir a rega durante os meses mais quentes até que a planta seque por completo, para depois se retirar os bolbos para armazenar.
Adubação: Aplicar adubo líquido no início da floração. Após as flores de Narcisos murcharem deve-se adubar com adubo rico em potássio para alimentar a folhagem e obter uma boa floração no ano seguinte.
Floração: Primavera nos climas frios ou no Inverno e início da Primavera nos climas quentes.
Poda: Cortar as inflorescências secas antes de formarem as cápsulas de semente.
Multiplicação: Divisão dos bolbos. Multiplicam-se também naturalmente por semente.
Armazenagem: Guardar os bolbos de Narcisos em turfa seca a 5-10ºC até à plantação.
Utilização: Canteiros, maciços, bordaduras, vasos e floreiras, jardins selvagens e rochosos e para corte.
Dicas: Tutorar algumas hastes mais longas. Os bolbos de Narcisos podem ser deixados no solo de um ano para o outro deixando também que se multipliquem naturalmente.
Estas flores são muito adequadas quando o assunto é a beleza, podendo ser utilizadas em ornamentações de eventos elegantes, refinados ou em presentes apaixonados, nos quais representa os mais doces elogios.