O amor-perfeito é uma perene utilizada como anual pela maioria das pessoas. Ela se desenvolve bem quando as temperaturas à noite ficam em torno de 10°C, e é uma das flores de inverno mais comuns no sul e sudeste. Quando começa a esquentar geralmente ficam feias e são substituídas.
Em lugares realmente frios ficam dormentes até a Primavera e florescem durante Primavera e Verão. Nesses climas o amor-perfeito está sempre bonito e é utilizado como perene.
São plantas pequenas, com 10 a 20 cm de altura dependendo da variedade, e que formam pequenos montes com as flores aparecendo acima da folhagem. As flores variam muito em tamanho, podendo ir de 3 até 10 cm, sendo que o tempo frio colabora para que fiquem maiores.
É possível encontrar amor-perfeitos de todas as cores imagináveis: amarelo, laranja, vermelho, azul, violeta, roxo e até mesmo preto! Devido ao grande número de cores, milhares de cultivares estão disponíveis apresentando diversos padrões. Os mais comuns são os gigantes suiços, com manchas pretas que parecem faces olhando para você.
A planta não existe na natureza e é resultado de extensivo cruzamento entre as espécies Viola tricolor, Viola lutea, Viola altaica e algumas outras. A maioria dessas são nativas da Europa e Ásia Menor.
Crescem em quase qualquer tipo de solo, porém precisam de muita matéria orgânica para alimentar a produção de flores. Em climas frios preferem sol pleno e meia sombra onde é mais calor. Podem ser plantadas na sombra, mas a quantidade de flores irá diminuir.
Propagação
A propagação é feita facilmente por sementes que devem ser plantadas no fim do verão (de preferência em Março), para que estejam em tamanho de floração no inverno.
É importante que a temperatura ultrapasse os 25° nas primeiras horas após o plantio, pois isso leva à dormência das sementes.
Plante de preferência no fim da tarde, quando já estiver mais fresco, e deixe o vaso exposto durante a noite para resfriar. Podem ser enterradas a alguns milímetros de profundidade e germinam em 3 a 5 dias.