Nativa da América e de nome científico Helianthus annus (ou flor do sol), o girassol é uma imponente herbácea de cerca de três metros de estatura que apresenta uma flor grande, amarela e com um comportamento característico conhecido como heliotropismo, em que a planta parece sempre olhar para o sol.
Para você que quer cultivar seus girassóis no jardim de sua casa, segue uma pequena dica
Os cuidados do girassol começam com um solo bem drenado e com boa estrutura. Para isso, é recomendado o uso de 2 partes de substrato de jardim junto com uma parte de húmus de minhoca. Também é preciso que a planta esteja em um ambiente com sol, devendo receber pelo menos de 3 a 4 horas de sol por dia, já que a flor não consegue viver em ambientes sombreados.
A flor não pede cuidados especiais. Somente os cuidados comuns com as plantas, que são: regar, adubar e cuidar com carinho e amor. No entanto, vale lembrar que, como o próprio nome da flor diz, ela não consegue sobreviver em outros tipos de luz.
A adubação pode ser feita com N-P-K 4-14-8 a cada 30 dias durante todo o ciclo da planta até a floração. Como se trata de uma planta de ciclo anual, apos a floração, ela seca. Por isso, o replantio deve ser feito anualmente. Como o girassol não pode ser podado, e você não quer uma planta alta, plante os mini-girassóis, que também são uma graça.
As regas dependem do clima, mas o solo deve ser rico em matéria orgânica e mantido úmido. Se estiver fazendo muito calor, é necessário regar muito, até 2 vezes ao dia. O importante é regar bem cedo ou no fim do dia, quando o sol está se pondo. Não se deve regar nas horas mais quentes do dia.