Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor de lis

A flor-de-lis é uma planta originária do México e da Guatemala, sendo uma flor bonita e muito ornamental.

Suas flores são muito bonitas e por isso já foram usadas como símbolo diversas vezes, devido a seu formato. A coloração das flores é vermelha e são bem brilhantes. A planta apresenta ainda folhas de formato laminado que só aparecem depois das flores.

Devido a sua grande beleza é uma planta bastante utilizada para fins ornamentais, devido a sua coloração forte e seu formato elegante e diferente.

Cultivo e cuidados
- Esta planta pode ser cultivada em canteiros ou vasos, sendo que a flor-de-lis precisa de terrenos arenosos para se desenvolver plenamente.

- O solo deve ser preparado com 1 parte de terra vegetal para uma parte de terra comum e 2 partes de areia para obter o solo ideal para o plantio da flor-de-lis.

- O plantio é feito através de bulbos, que são colocados na terra previamente adubados. Basta colocar o bulbo em um buraco previamente preparado e cobrir o bulbo com terra, deixando apenas a ponta para fora.

- A terra deve receber material orgânico que pode ser comprado em lojas de jardinagem.

- A rega deve ser espaçada sendo que deve ser iniciada assim que começar o período vegetativo. A frequência ideal para a rega deve ser um dia sim e um dia não, embora seja necessário tomar cuidado para não encharcar a terra, pois do contrário o bulbo pode apodrecer e a planta pode sofrer com o aparecimento de fungos.

O florescimento ocorre em meses quentes e no inverno pode entrar em período de dormência, perdendo todas as suas folhas e apresentando um aspecto sem vida. Quando o tempo esquenta novamente pode voltar a apresentar flores normalmente.

Durante este período de dormência não é aconselhado regar a planta, pois do contrário ela pode apodrecer, pois não absorverá água.

A planta chega a 45 centímetros de altura e pode ser plantada em vasos para ornamentar salas e outras regiões.

Embora seja fácil de cuidar e cultivar, a flor-de-lis é uma planta rara e que dificilmente é encontrada em algumas regiões. No entanto é possível encomendar bulbos em lojas especializadas e depois fazer os próprios bulbos para plantio posterior.

Com essas dicas é possível comprar um bulbo e plantar uma flor-de-lis, fazendo com que a planta se desenvolva de forma saudável e enfeite diversos ambientes.

bird7

flores

As flores são elementos decorativos capazes de transformar os cômodos e completar a decoração. Elas levam um pouco da natureza para dentro de casa, exalam perfumes e ainda por cima exibem uma diversidade de cores. No entanto, o trabalho com arranjos florais na hora de decorar precisa ser contido para não cometer exageros.

Além de inovar a proposta de decoração, as flores também são capazes de contribuir com o bem-estar dos moradores. Quem aposta nas flores naturais com certeza terá uma vida mais terna e agradável.

Várias espécies de flores podem ser usadas para montar arranjos, mas para acertar na escolha é necessário avaliar os demais elementos de decoração. É importante tomar cuidado com os ornamentos que exalam um perfume muito forte, afinal, eles não são indicados para decorar áreas muito fechadas.

As flores naturais necessitam de cuidados para permanecerem belas por mais tempo. Desta forma, é válido se preocupar com as condições de umidade, adubo e luz. Para deixar os espaços mais coloridos, vale trabalhar com tons contrastantes na montagem do arranjo. Pode ainda buscar um equilíbrio valorizando as cores que predominam no ambiente através das flores.

Enfeitando cada ambiente com flores
Todos os cômodos podem ser decorados com flores, mas é importante redobrar a atenção na hora de combiná-las aos demais elementos. Confira a seguir algumas sugestões para embelezar a casa com a ajuda dos arranjos:

- Sala de estar: o vaso com flores pode ser posicionado no móvel de canto ou na mesinha de centro, causando um efeito estético delicado na área social da casa. Caso seja conveniente, decore a lareira com flores em garrafas transparentes.

- Sala de jantar: um arranjo floral deixa o ambiente mais delicado e romântico, por isso dá para usá-lo como centro de mesa ou para decorar o aparador.

- Quarto: quando se trata de flores naturais, é necessário tomar muito cuidado com as espécies que são escolhidas para decorar este ambiente. Evite lírios brancos e jasmim porque são flores muito perfumadas e criam uma sensação desconfortável no cômodo. Os arranjos funcionam bem para reforçar uma decoração com estilo romântico.

- Cozinha: evite flores com perfume intenso e prefira os arranjos alegres para decorar esta divisão da casa. Posicione o vaso na bancada, no peitoril da janela ou mesmo no armário.

- Banheiro: use as flores para decorar o lavabo e crie uma atmosfera mais receptiva.

- Hall de entrada: trata-se de um ambiente de passagem dentro da casa, por isso vale a pena ousar um pouco mais na montagem do arranjo.

Aproveite as dicas e inove o interior da casa com as flores.

janel40