Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Amerstia-3

Família: Fabaceae
Também conhecida como Orgulho-da-Índia e mundialmente, como Rainha-das-Árvores.

Essa árvore atinge entre 7 e 12 metros de altura. Destaque para as suas inflorescências pendentes com brácteas vermelhas em racemos longos. As flores possuem um cálice vermelho e corola com 3 pétalas também vermelhas, manchadas de amarelo. As folhas são compostas e os frutos derivam de uma vagem verde clara com manchas vermelhas nas laterais.

De origem asiática, cresce a pleno sol, em regiões de clima sub-tropicais e tropicais.
Essa espécie é considera por muitos como a mais bela das árvores floríferas. E a razão, claro, reside em suas flores, que formam verdadeiros cachos de “orquídeas”.

Tem necessidades médias em água.  Requer solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Planta atrativa a abelhas, borboletas e pássaros.
Árvore com altura de 4 a 12 m. Inflorescência pendente com brácteas vermelhas em racemos longos. Flores com cálice vermelho e corola com 3 pétalas vermelhas manchadas de amarelo, sendo duas alas e um estandarte, lembrando orquídeas. Estames longos. Folhas Compostas. Vagem verde clara com manchas vermelhas nas laterais.

No Brasil, ela foi introduzida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No Estado de São Paulo a multiplicação desta planta teve início na década de 50, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pelo engenheiro agrônomo Dr. Hermes Moreira de Souza. Os primeiros exemplares foram distribuídos aos viveiristas no intuito de se conseguir a propagação comercial da espécie.

A espécie floresce quase o ano todo, porém a floração intensifica-se a partir de agosto e setembro. Até suas brotações são diferentes: elas apresentam folhas novas pendentes e de coloração marrom-avermelhada, que parecem um veludo ao toque. Ou seja: mesmo sem flores ela é ornamental.

Cultivada nos trópicos úmidos como ornamental.

janel15