Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




violeta-persaexacum
Família: Gentianaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Iêmen (Ilha de Socotra)

É uma planta charmosa florida, herbácea e bienal. As folhas são cerosas, de coloração verde-escura, com três nervuras bem marcadas. Apresentam flores pequenas, perfumadas. As flores podem ser azuis, violáceas ou brancas.

A violeta-persa é geralmente cultivada em vasos e jardineiras. Ela pode ser conduzida em estufas, interiores de residências e até mesmo em canteiros no jardim, salvo em regiões de clima frio. Sua floração é abundante e se estende por todo o ano. O aspecto compacto da planta é natural, portanto ela não necessita de “beliscamento”. Sua manutenção se resume a irrigação e uma adubação leve, constantemente, para que floresça em abundância. Doses altas de adubo prejudicam a planta e a deixam suscetível a doenças.

Deve ser cultivada sob sol pleno e meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. No Verão, ela deve ser protegida do sol forte ao meio dia, evitando assim que as folhas e flores se queimem, mas no inverno a planta cresce melhor sob sol pleno.

Multiplica-se por estacas e sementes, na Primavera. A planta é muito suscetível à podridão cinzenta (Botrytis sp) e ao ataque de ácaros e insetos.

janel354