Alguns espaços pequenos e aparentemente áridos, como apartamentos e quintais cimentados, não são mais desculpa para não ter um canto verde com flores, hortaliças e até pequenos arbustos. Vasos de cerâmica, jardineiras pré-fabricadas e até caixas de leite longa vida vazios podem ser receptáculos do seu espaço natural. Além da óbvia beleza e dos benefícios visuais e de saúde, é possível ser ecologicamente correto até no uso dos substratos Um dos substratos alternativos que pode ser encontrado no mercado é a casca de amendoim.
Alguns criadores de flores, principalmente orquídeas, descobriram que a casca, inútil para a agroindústria, poderia ser usada como substrato. Sua decomposição veloz produz nutrientes em quantidade suficiente para algumas espécies de flores, por isso a casca de amendoim não é um substrato inerte.
Misturado a um bom composto orgânico, a casca de amendoim bem triturada não agride o crescimento radicular, mantém a umidade do solo em níveis aceitáveis graças à sua porosidade que permite também boa drenagem.
O fato de sua decomposição ser rápida faz com que as trocas de substrato sejam mais frequentes, mas em alguns casos isso pode ser vantagem, especialmente com espécies que precisam ser replantadas ou transferidas para vasos ou ambientes maiores após uma temporada.
O preço também é um dos atrativos. A casca de amendoim usada como substrato pode ser encontrada em casas especializadas. Em caso de dúvidas, consulte um especialista.