Sinais de alerta
A terra e os vasos são excelentes indicadores do estado de saúde das plantas:
- Quando se desenvolver uma crosta branca à superfície da mistura, pode ser sinal de que a planta tem sido excessivamente regada ou adubada.
- Os depósitos brancos nos vasos de barro indicam o mesmo problema.- A existência de limos ou de uma vegetação diminuta à superfície da terra também indicam excesso de água ou drenagem deficiente.
Dança da chuva
Quando chover e você levar as plantas para varanda, convém tomar algumas precauções:
• A temperatura exterior deve ser semelhante à do interior do local onde estão as plantas. Caso contrário, as plantas podem ressentir-se com a mudança brusca.
• Evite exposições prolongadas, precavendo assim o excesso de água.
• Aproveite sempre a água da chuva, mesmo que não possa fazer as plantas “mudar de ares”. Para isso, recolha a água em baldes para posteriores regas.
• Não deixe as plantas tomar sol, pois pode queimá-las.
Limpeza das folhas
Manter as folhas livres de pó e de resíduos de poluição não só melhora a aparência da folhagem como impede a obstrução dos poros que permitem que as plantas respirem.
• Em zonas urbanas, as folhas sujam-se com maior freqüência, ficando gordurosas e descoloridas. Lave-as pelo menos duas vezes por ano. As folhas aveludadas devem ser limpas com um pincel.
• As plantas de pequenas dimensões podem ser limpas com uma leve pulverização com água à temperatura ambiente. Para evitar molhar os móveis, faça-o no exterior ou então utilize a banheira ou o lavatório .
• Às plantas de grande porte, que se tornem difíceis de transportar, lave cada folha separadamente com uma esponja ou pano macio. Durante este processo, segure cada folha com uma mão e com a outra limpe suavemente.
• No final da lavagem, no inverno, seque-as cuidadosamente. O excesso de umidade residual pode queimá-las ou estragá-las. No verão, a água ajuda a mantê-las frescas e saudáveis.
Folhas limpas para plantas mais saudáveis
A higiene adequada das suas plantas contribui para as manter saudáveis e vigorosas, além de aumentar a sua beleza.
A sujeira acumulada sobre a folhagem pode afetar o processo de fotossíntese ao reduzir a quantidade de luz recebida e pode obstruir os poros através dos quais o exemplar respira.
Passe uma esponja umedecida por um mistura de água e sabão neutro pelas folhas lisas e grandes, e limpe com o pincel seco as menores e aveludadas.