Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Quando ocorrer isto com sua planta, esteja ela dentro ou fora de casa, é sinal que algo não vai bem. Primeiro certifique-se que ela esteja sendo regada periodicamente. Geralmente adotamos o seguinte padrão para as regas. Na primavera/verão, as regas podem ser efetuadas no mínimo 03 vezes por semana (segunda/quarta/sexta-feira) .

Já no outono/inverno, as atividades metabólicas das plantas se concentram na raiz, portanto, necessitam menos água, podendo ser efetuada de uma a duas vezes por semana. Quaisquer outros sintomas , procurar um especialista (engenheiro agrônomo) em casas do ramo.

Para identificar se há falta de rega em uma determinada planta podem ser observadas algumas características como:
- as flores ficam bonitas por pouco tempo;
- as flores murcham e secam rapidamente;
- as folhas crescem pouco;
- as bordas das folhas crescem pouco, ficam marrom e secam.

janela 70

Espécies de árvores que só devem ser plantadas apenas em locais com muito espaço, como sítios e praças grandes.

Jequitibá rosa
Até 30m altura – Flores amarelas claras Dezembro/Fevereiro
Vantagens: Portentosa, Ornamental Elegante. Benéfica para os pássaros, pequenos animais e abelhas.
Desvantagens: Cai folhas, precisa de muito espaço

Ipê amarelo roxo, rosa ou branco
Até 12m altura – Flores amarelas ou roxas ou rosas ou brancas Agosto/Setembro
Vantagens: Beleza da florada, Ornamental. Crescimento rápido. Benéfica aos pássaros
Desvantagens: Cai folhas, flores e bagas – Não deve ser plantada em local que precisa ser mantido limpo

Cássia ferruginosa
Até 15m altura – Flores amarelas de Setembro/Dezembro
Vantagens: Beleza da florada. Forte perfume. Ornamental. Crescimento rápido
Desvantagens: Cai folhas, flores e bagas – Não deve ser plantado em local que precisa ser mantido limpo

Embiruçu
Até 15m altura – Flores brancas de Junho/Setembro
Vantagens: Ornamental. Crescimento rápido. Benéfica para pássaros e pequenos animais
Desvantagens: Cai folhas

Jacarandá-da-Bahia
Até 20m altura – Flores brancas de Setembro/Novembro
Vantagens: Muito ornamental. Benéfica às abelhas
Desvantagens: Cai folhas. Crescimento lento

Mutambo
Até 12m altura – Flores amareladas Setembro/Novembro
Vantagens: Benéfica aos pássaros, pequenos animais e abelhas. Crescimento rápido. Ornamental
Desvantagens: Cai folhas

Sapucaia
Até 15m altura – Flores lilás Dezembro/Março
Vantagens: Beleza da florada. Ornamental. Crescimento rápido. Benéfica para os pássaros, pequenos animais e abelhas,.
Desvantagens: Cai folhas, precisa de muito espaço

Pau-ferro
Até 20m altura – Flores amarelas Novembro/Fevereiro
Vantagens: Beleza do tronco. Porte muito elegante. Ornamental
Desvantagens: Crescimento lento

Cabreúva
Até 12m altura – Flores amarelada de Julho/Setembro
Vantagens: Ornamental. Benéfica abelhas
Desvantagens: Cai folhas. Crescimento lento

Guarantã
Até 20m altura. Flores amarelada de Setembro/Janeiro
Vantagens: Ornamental. Benéfica aos pássaros e abelhas,.
Desvantagens: Crescimento lento

Copaíba
Até 12m altura – Flores brancas de Dezembro/Março
Vantagens: Ornamental. Benéfica aos pássaros
Desvantagens: Crescimento lento

Jatobá
Até 15m altura – Flores brancas de Outubro/Dezembro
Vantagens: Benéfica aos pássaros, pequenos animais e abelhas. Frutos comestíveis
Desvantagens: Crescimento lento

Pindaíba
Até 15m altura – Flores roxas de Outubro/Dezembro
Vantagens: Benéfica aos pássaros, pequenos animais e abelhas, Frutos comestíveis, Ornamental
Desvantagens: Crescimento lento

janela 2945

prímula

O porte diminuto, as cores vivas, a relativa facilidade no cultivo e cuidado e a floração invernal fazem com que a prímula (Primula obconica) seja uma opção para quem gosta de harmonizar o ambiente com um certo ar romântico inclusive na estação mais fria do ano. Os espaços pequenos podem ser preenchidos com vasos também pequenos, porém muito coloridos; basta saber que flor é a mais condizente com a personalidade do morador.

Não confundir esta flor ornamental com a também chamada prímula originária da América do Norte. Esta espécie é a Oenothera biennis e é utilizada na fitoterapia para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual.

A prímula é nativa da, mais especificamente da China,  é uma herbácea perene com floração anual. Ela não possui caule e ramifica-se através de pecíolos, não atingindo mais do que 30 centímetros. As folhas arredondadas, quase formando um pequeno coração gráfico (cordiformes), são verde-escuras e com bordas dentadas. Seus tricomas (os “pelos” da folha) têm como principal função manter a umidade da planta, mas também produzem uma substância tóxica que pode causar severas reações alérgicas a pessoas sensíveis. Por isso não recomenda-se o plantio de prímulas perto de crianças e animais domésticos.

As flores da prímula são agradavelmente coloridas, possuindo variedades de salmão, rosa, vermelho, roxo, laranja e branco. Elas nascem em hastes que se sobrepõem à folhagem, em inflorescências com cerca de seis a oito flores, dando um ar de buquê pré-arranjado à composição. São perfeitas isoladas ou em conjunto com outras plantas onde o verde predomina. Vasos, floreiras e renques podem se beneficiar do alegre colorido das prímulas.

A prímula floresce geralmente no final do Inverno. Por conta desta característica, ela prefere locais à meia-sombra ou sob luz solar indireta. Perfeita para ambientes internos, desde que sem ar condicionado. Não é tolerante a estiagens, tampouco a excesso de água ou geadas. O solo deve ser mantido sempre umedecido e precisa ter boa quantidade de matéria orgânica – o bom e velho esterco é a melhor pedida – e ser adubado com frequência. Uma boa dica é usar fertilizante líquido nas regas durante as floradas para incrementar seu vigor. Retire as folhas e flores debilitadas para que a prímula cresça sempre linda e viçosa.

janel1

cerejeira-do-mato
Nome Científico:
Eugenia involucrata
Nome Popular: Cerejeira-do-mato, Cerejeira, Cereja, Cerejeira-da-terra, Cereja-do-rio-grande, Cerejeira-do-rio-grande, Guaibajaí, Ivaí, Ibajaí, Ubajaí, Ibá-rapiroca, Ibárapiroca
Família: Myrtaceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

A cerejeira-do-mato é uma árvore frutífera e ornamental, bastante popular nos quintais e pomares do sul e sudeste do Brasil. Sua copa é colunar e seu porte é pequeno a médio, alcançando de 5 a 15 m de altura. Devido a seu tronco belíssimo, que muda de cor periodicamente,  passando do verde ao vermelho-ferrugíneo intenso, e a sua copa colunar muito elegante, torna-se um elemento de grande potencial paisagístico para pequenos espaços. Frutos muito atrativos para pássaros, de 4 cm, cilíndricos, de casca fina, na cor vermelha a negra quando maduras,  são muito suculentos e de sabor agridoce. Floresce e frutifica na primavera. As folhas são verde-claras e muito brilhantes.

Flores da CerejeiraDoMato_
As flores são solitárias, pentâmeras e brancas. O centro da flor é caracterizado por numerosos e longos estames, com anteras amarelas.

No jardim ou no pomar, a cerejeira-do-mato se destaca pelo tronco elegante e copa decídua, que marca as estações e ainda fornece numerosos frutinhos. Além disso, é indispensável em áreas de reflorestamento, pois é muito atrativa para a vida silvestre. Os frutos são muito saborosos, doces e levemente ácidos, com polpa carnosa e suculenta. Eles podem ser consumidos in natura ou na forma de compotas, geléias, sorvetes, vinhos, licores, etc. Também pode ser plantada em vasos. A queda dos frutos mancha calçadas e carros, por este motivo, deve se evitar seu uso em áreas de estacionamento.

Deve ser cultivada em solos bem drenados, profundo, ricos em húmus e que retenham umidade.

Nos primeiros anos após seu plantio deve ter um sombreamento parcial e irrigação periódica, sendo gradativamente descoberta. Tolera o frio. A fertilização anual com adubos químicos ou orgânicos, aplicados na projeção da copa, é muito importante. Também deve se ter o cuidado de manter a árvore bem hidratada durante a floração. Uma irrigação complementar neste período, em caso de estiagem, pode garantir uma boa frutificação.

Ao plantá-la, adicione à cova 1 kg de calcário e 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco.

Multiplica-se por sementes que germinam em até 2 meses. A frutificação é precoce, iniciando 4 anos após o plantio. O espaçamento ideal é de 6 metros entre as mudas.

Janela-menina