Pennisetum é um gênero de gramíneas longas que possui dentre os seus exemplares algumas espécies como o Capim Rubro (Pennisetum setaceum ou Grama de Fonte) que são comumente utilizadas para a cobertura de grandes áreas ou em forma de moitas, geralmente próximas a fontes ou piscinas.
Essas plantas se caracterizam por apresentarem finos e compridos ramos (cerca de um metro) que em suas terminações possuem uma flor de aspecto espumoso e cor vermelha ou rosa, dando um aspecto curioso a plantações densas.
O Pennisetum de tão resistente que é chega a ser considerado como praga em algumas culturas agrícolas por crescer sozinho em lugares onde não é desejado.
Isso é uma ótima vantagem para quem deseja criá-lo em casa, não será nada difícil ter uma moita densa dessa espécie, basta ser minimamente cuidadoso ao plantá-la utilizando um solo fértil e irrigando regularmente.
Embora seja uma planta que cresce bem com muita água, como a maioria das gramíneas, uma das únicas pragas que a destrói facilmente é uma espécie de fungo, logo se perceber que seu Capim Rubro está ficando com aparência de doente, tenha cuidados para não encharcar demasiadamente o solo nas regas para não auxiliar o crescimento de fungos.
O gênero da sálvia possui diversas espécies de plantas floríferas perenes nativas do continente americano, a mais comum delas no Brasil é a Salvia splendens, também conhecida como alegria dos jardins por alguns.
Uma das espécies, a Salvia divinorum, é muito conhecida como planta medicinal no México por seu chá causar efeitos psicoativos e não gerar dependência, porém seu efeito não é tão recreativo como de outras drogas, o que fez com que ela não se popularizasse. Apenas esta espécie dentre as sálvias apresenta tal efeito.
As sálvias comumente encontradas se caracterizam por serem um arbusto de pequeno porte, podendo apresentar flores de diferentes cores dependendo da espécie, entre elas branco, lilás e vermelho. Costuma-se cultivar esta planta em jardineiras ou jardins externos no intuito que suas flores atraiam beija-flores.
Como cultivar
Esta é uma planta muito sensível a falta de luz ou água, geralmente ela fica bem murcha quando por algum motivo esquecemos de regá-la por vários dias, porém seu metabolismo rápido também tem uma vantagem, ela recupera-se facilmente uma vez que as regas sejam restabelecidas.
Devido a esta característica, escolha um local para plantá-la onde receba bastante luz solar, prepare o solo de forma a deixá-lo rico em nutrientes, através da mistura de adubo orgânico, e irrigue a planta regularmente. Antes de cada floração adicione um pouco mais de fertilizante no solo, tanto orgânico quanto NPK rico em fósforo, após o murchamento das flores, realize uma poda de limpeza na planta.