Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




abobrinha

Aprenda a cultivar abobrinha (Curcubita pepo) em vasos e tire proveito do alto conteúdo de água, minerais, vitamina C e betacaroteno que este legume oferece.

Materiais necessários
Vaso 40 x 40 cm  – 1 para cada duas plantas
Perlita – quantidade necessária
Terra preta ou húmus quantidade necessária – quantidade nexessária
Sementes de abobrinha – 6 a 8 por vaso

1 – Misture partes iguais de terra preta e perlita para manter o substrato poroso e rico em nutrientes;

2 – O vaso deve ter um furo no fundo para permitir a drenagem necessária;

3 – Encha o vaso com a mistura. Faça dois pequenos buracos equidistantes no centro e coloque de três a quatro sementes em cada um;

4 – Cubra as sementes com um pouco da mistura. As sementes devem ficar a uma profundidade três vezes maior do que o seu tamanho;

5 – Regue abundantemente e mantenha o substrato úmido durante todo o ciclo de crescimento da planta;

6 – Depois de dois meses as plantas terão a primeira floração, darão os primeiros frutos e entre os três e cinco meses as abobrinhas mudarão de cor e a casca endurecerá;

7 – Colha os frutos quando eles já estiverem com a cor e a consistência de uma abobrinha madura. Corte-os deixando um pedúnculo de 2 a 3 cm.

A primavera é a época mais indicada para a semeadura.

bird4

acelgas

Você gostaria de ter em casa acelga orgânica, fresquinha e colhida pelas suas próprias mãos? Para cultivar esta verdura rica em ferro e com muitas propriedades medicinais (diurética, diaforética, emoliente, etc.) não é preciso ter muito espaço.

Com uma jardineira ou uma pequena área iluminada no jardim você pode dar início à sua horta.

Materiais necessários:

1 Jardineira
Terra preta
Sementes de acelga (Beta vulgaris)

Siga os passos
1 – Encha a jardineira com terra preta, deixando 5 cm vazios antes da borda superior;

2 – Trace uma linha imaginária no centro da jardineira e semeie grupos de duas a três sementes. Os grupos devem estar separados aproximadamente 30 cm entre si;

3 – Coloque a jardineira em um lugar de meia sombra e longe das correntes de ar;

4 – Regue moderadamente para manter a umidade do substrato, sem deixar encharcar;

5 – Quando duas ou três folhas já tiverem germinado, escolha a que apresentar melhores características de cor e textura e tire as outras duas;

6 – A partir dos dois meses de vida, quando as folhas alcançarem 25 cm de tamanho, as plantas estarão no ponto para colher;

7 – Você pode conservar as folhas cortadas durante 10 a 12 dias na geladeira, a 0 ºC.

Mantenha o solo livre de ervas daninhas durante todo o desenvolvimento da acelga para reduzir o risco de pragas e doenças. A acelga suporta temperaturas baixas (até 5º C) e altas (até 30º C).

janel7

flor_de_maio_3

Depois da floração, a flor-de-maio entra em descanso. Nesse período, deve ser mantida com o solo seco, sem adubação: 1 rega a cada 10 dias é suficiente. É neste período também que deve ser feita a troca de vaso ou a retirada de mudas (basta retirar 1 ramo e plantar numa mistura de terra bem adubada (preta) com areia grossa.

Na primavera, inicia-se a adubação com húmus de minhoca e as regas se tornam + freqüentes, 1 ou 2 vezes por semana. Elas gostam de lugares bem iluminados e, se possível, de sol direto. Por isso, só deve ser levada p/ a sala qdo estiver florida – mesmo assim, é bom colocá-la num lugar onde receba luz numa parte do dia

Use fertilizante foliar Ultraverde 04-14-08 mensalmente misturado em água, exceto no período e repouso como indica acima.

Nunca adube 1 muda de planta que iniciou ou a planta que transplantou, isso só pode ser feito depois de 40 dias porque a planta fica estressada e esse período serve p/ acalmá-la, adubo tipo húmus só na Primavera, por isso indiquei o foliar

Enquanto possui flores, a terra deve receber adubos e regas semanais, ou duas vezes por semana, e depois, quando termina sua floração, as Flores-de-Maio entram em um período de dormência, durante o qual precisam ser regadas apenas a cada dez dias e mantidas em terra simples, sem adição de adubos, mas nessa época precisam de muita luminosidade, ao contrário do período de sua floração, devendo, portanto, ser mantidas no interior da casa apenas quando houver flores.

Na natureza, exige pouco com relação à qualidade do terreno, pois não se instala direto na terra, e sim, procura troncos e pedaços de madeira para se agarrar.

No Brasil ( Hemisfério Sul ) o período de florescimento desta planta inicia-se em maio. (outono)
Após 2 ou 4 semanas as flores caem e o número de horas do brilho do sol torna-se importante aumentar para a propagação vegetativa.

Entretanto, a planta necessita de água e luz solar a vontade até julho. (inverno). Lembre-se que esta planta está proibida de receber muita luz e água após agosto, devido a poderosa luz do sol tropical ser perigosa para ela e também é um cacto (epífita).
(primavera)

O período de dormência desta planta inicia-se em novembro, desta maneira o controle da água e luz é necessário, mas pouca e suficiente para viver na sombra. (verão)
Quando a estação do verão está chegando a planta inicia sua ação fisiológica de dormência. Após abril a luz e temperatura diminuem naturalmente, ela está acordando com suas flores. (outono/ inverno)

Lembre-se de que a flor-de-maio é um cacto e, portanto não deve enraizar na água, pois apodrece com facilidade. Quebre o galhinho, espere cicatrizar à sombra e plante diretamente em um substrato leve e drenável. Uma mistura de terra vegetal, fibra de coco e areia é o que eu uso com as minhas e elas estão super bem. Cuidado para não plantar o galho de cabeça para baixo. Irrigue regularmente.

jerfi