As árvores são um dos vegetais que mais nos interessam, pois se desenvolvem muito bem em nosso clima. Existem outras espécies oriundas de outros países e que estão sendo aclimatadas ao nosso meio ambiente, para sua comercialização.
Acácia Mimosa
Árvore altamente ornamental, exótica, com folhas perenes, cor acinzentada e com florescimento no mês de agosto. Flores amarelas. Recomendada para o plantio em jardins, praças, ruas e margens de estradas, e deve ser plantada em solos profundos, e não tolera com excesso de umidade.
Açoita cavalo
Árvore grande de até 16 m de altura e seu florescimento se dá nos meses de janeiro e fevereiro. Espécie florestal, nativa, com folhas caducas. É altamente recomendada para plantio nas margens dos rios, pois abriga frequentemente entre sua folhagem, orquídeas, bromélias, parasitas e pequenos animais dos mais variados. Produz flores roxas e brancas muito procuradas pelas abelhas.
Álamo
Árvore exótica, florestal, com folhas caducas e de crescimento muito rápido. Requer solos com boa fertilidade e é recomendada para locais baixos, inclusive úmidos.
Cangerana
Árvore nativa florestal, prefere terras secas e argilosas. A madeira é vermelha escura, com tonalidades marrom sendo resistente a insetos e mau clima. A espécie tem florescimento em duas épocas, uma em fevereiro e outra de setembro a outubro.
Camboatá
Árvore florestal nativa, de folhas perenes e de crescimento lento. Altamente ornamental e seu porte é de médio a grande. Suas flores desabrocham na primavera e são muito apreciadas por abelhas, e seus frutos por algumas espécies de pássaros.
Canafístula
Árvore florestal nativa, com folhas caducas e de crescimento muito rápido. É de grande porte e altamente ornamental pelas folhas verdes escuras, lustrosas e pelas exuberantes floes amarelas que desabrocham a partir de janeiro. Recomenda-se o seu plantio em maciços densos, em jardins, praças, parques e margens de rodovias.
Canela amarela
Árvore florestal nativa, de grande porte, floresce na primavera. De crescimento rápido e é recomendada para reflorestamento em qualquer localização, inclusive para arborização de olhos d´água e vertentes. Os frutos são bastante apreciados por pequenos animais silvestres.
Caroba
Árvore nativa, florestal, espécie de porte médio a grande, de crescimento rápido e com folhas caducas. Desenvolve-se bem em solos profundos e férteis não tolerando umidade excessiva. A floração ocorre nos meses de outubro e novembro, sendo muito ornamental com suas exuberantes flores azuladas.
Veja mais »