Nome popular: Jacobínia, justícia, justícia-rosa
Origem: América do Sul
Família: Acanthaceae
Divisão: Angiospermae
Nativa do Brasil, a Jacobínia se destaca entre os arbustos por seu tamanho, que pode chegar até 2 m de altura, e por suas inflorescências muito vistosas, que atraem diversos polinizadores ao jardim, em especial o beija-flor.
Justícia var. “velutina”
Justícia carnea “radiant”
A planta é bem rústica e de fácil cultivo, suas folhas se apresentam na cor verde escuro. A partir dela, foram obtidas variedades como a “alba”, com inflorescências brancas. A “velutina” com suas folhas cobertas por minúsculos pêlos na cor branca e a “radiant” com folhas na face de cima na cor verde-escuras e bronze-avermelhadas na face de baixo e com um porte mias compacto, que agrada muito aos olhos.
Em geral as inflorescências da Jacobínia são grandes e compostas por numerosas e delicadas flores nas cores amarela, rosa, branca, laranja ou vermelha dependendo da variedade cultivada e surgem durante a Primavera e o Verão.
A Jacobínia aprecia o clima tropical quente e úmido, se adapta em boa parte território brasileiro, porém, não suporta regiões com geadas no Inverno. O solo para seu cultivo deve ser rico em matéria orgânica, poroso e úmido, mas sem encharcamentos.
Sua grande utilização no paisagismo se deve ao fato da jacobínia ser uma planta muito versátil, já que, pode ser cultivada na forma de renques, maciços e isolada.
Aprecia luminosidade, mas é capaz de florescer sob condições de semi-sombreamento, onde a maioria das plantas arbustivas não floresce. Por este motivo é muito utilizada em vasos e floreiras, em varandas e interiores, desde que sejam bem iluminados.
Se cultivada sob meia-sombra seu crescimento é expressivo e sua adubação é muito simples, basta de 3 a a4 adubações durante todo o ano, com uma fórmula balanceada de NPK 10-10-10, para que sua floração se estenda durante o ano todo.
Sua florada pode se estender durante o ano todo em climas quentes, mas concentra-se principalmente na Primavera e Verão.
Depois da floração é aconselhável uma poda nos ramos. Sua propagação se dá por estaquia.
A Jacobínia é muito utilizada também como flor de corte.