Violeta é uma das plantas mais fáceis de ser cultivada e muito usada para decorar o interior das casas. Ela não necessita ser plantada em vaso grande mas este deve ter boca larga para facilitar o crescimento das folhas. É recomendado a troca por um vaso maior após um ano da aquisição da violeta, normalmente vendidas em pequenos vasos.
Terra
A terra em que estiver plantada não pode ser encharcada. O excesso de umidade provoca o apodrecimento das raízes. As raízes das violetas são muito sensíveis, sendo importante que a terra usada no plantio seja uma mistura de boa qualidade, com boa aeração.
Ciclo de produção
Violeta é uma planta de clima quente com ciclo de produção de aproximadamente 32 semanas (20 semanas para formação da muda e mais 12 semanas para florescer). As aplicações de adubos são necessários, durante todo o ciclo (exemplos: nitrato de cálcio, uréia e nitrato de potássio).
Transplante de mudas
Quando elas param de dar flores, deve-se transplantá-las para um vaso maior, podendo ser plástico ou cerâmica.
Criação de mudas
Quando for transplantas a planta para um novo vaso, recomenda-se retirar as folhas velhas para replantio em outros vasos. Cria-se uma muda com um simples corte na base do caule e a inserção do mesmo em outro vaso pequeno com terra e substrato. É recomendado deixar em local iluminado mas sem sol direto. O plantio das matrizes e mudas não deve ser muito profundo, pois isso provoca o apodrecimento da planta.
Enraizamento de muda
O enraizamento da muda pode ser mais rápido se o vaso for coberto com um plástico transparente. Isto preservará a umidade e em pouco tempo a muda começará a produzir uma roseta de folhas.
Dicas
Pó de café
Apesar do pó de café não ter nutrientes é um excelente material poroso que serve para drenar a água de regas. Recomenda-se usar areia e pó de café em partes iguais.
Restos de ervas
Restos de qualquer tipo de folhas de ervas só podem ser usados nas violetas após sua decomposição. Isto porque os microorganismos que promovem a decomposição podem retirar os substratos de alguns elementos essenciais à planta.
Iluminação
Violetas gostam de ambientes iluminados mas não gostam de incidência direto do sol.