As orquídeas possuem 3 sépalas e 3 pétalas, uma delas diferenciada chamada de labelo, de onde exala o perfume para atrair seus polinizadores, como insetos e até alguns morcegos. Outra coisa que a caracteriza é a sua coluna – o conjunto formado pelos órgãos sexuais masculinos e femininos na mesma flor. Assim que a flor é polinizada ela murcha e logo começa a se formar uma cápsula. A cápsula tem aparência de uma carambola que, quando madura (seu amadurecimento pode variar de 6 meses a 1 ano) fica marrom e se abre espalhando as milhares sementes existentes em seu interior, através, dos agentes da natureza, como chuva, vento, pássaros etc.
De acordo com seu lugar de origem, as orquídeas são classificadas como epífitas (vivem em árvores, não são parasitas e estão presentes em maior número), terrestres (crescem no solo, raízes grossas e pilosas), rupícolas (grudam em pedras, vivem em pleno sol) e saprófitas – muito raras (desprovidas de clorofila e alimentam-se de restos vegetais ou animais em decomposição, exemplo: Rhizanthella gardneri).
A forma de crescimento das orquídeas também é importante conhecer. Ele pode ser monopodial (crescimento na direção de um eixo central) com ou sem nenhum substrato no vaso que é o caso da Phalaenopsis e a Vanda sucessivamente.
Vanda
Phalaenopsis
Veja mais »
As espécies do gênero “petúnia”, tais como a Petúnia x hybrida e a Petúnia integrifólia, são herbáceas de pequeno porte nativas da região subtropical da América do sul e que em geral são cultivadas em vasos ou pequenas jardineiras graças as suas numerosas flores coloridas. Cada flor de petúnia contêm cinco pétalas geralmente de coloração avermelhada ou azulada que costumam ser desenhadas por manchas brancas simétricas.
Onde e Como Plantar
Embora a petúnia viva bem sob o sol em lugares de clima mais amenos, como no sul, a maioria das espécies de petúnia podem sofrer queimaduras se criadas a pleno sol em regiões equatoriais, a exceção para essa regra é a variação integrifólia, também conhecida como perene, que sobrevive muito bem mesmo em ambientes mais quentes. A petúnia pode ser plantada a partir de sementes, porém requer um cuidado muito grande em suas primeiras semanas, por isso aconselhamos que pessoas interessadas em pequenas criações que adquiram mudas.
Tipo de Solo
O solo ideal para essa planta é o típico tropical de florestas, altamente fértil e abundante em matéria orgânica, logo, antes do plantio prepare a terra com bastante adubo e reforce a dose a cada alguns meses. Pode-se utilizar NPK rico em fósforo também para estimular uma floração mais intensa.
Como Cuidar
O cultivo desta herbácea não é muito complicado, a planta não tem muitos problemas com as épocas mais frias do ano e é bem flexível quanto a luminosidade, apenas mantenha o solo ligeiramente úmido com irrigações diárias, mas sem encharque, e a planta crescerá bem. A parte mais complicada é que para manter a petúnia bonita por mais tempo é necessário replantá-la no final do ano, para assim remover ramos mortos e arejar a planta.
Essa é uma árvore de aproximadamente 10 m de altura, originária do Brasil, que possui a característica de apresentar uma floração bem intensa durante o começo do ano, coincidindo assim com o período da quaresma cristã, dai seu nome. Durante o final do ano, na época do outono, a Quaresmeira também costuma florir se bem cuidada.
Ela possui uma copa geralmente densa com um verde escuro bem forte, o que faz dela uma árvore que dá bastante sombra todo ano, além de seus frutos serem bem pequenos e a queda deles não proporcionar riscos de danos a ninguém, graças a isso e a beleza de quando flori, esta árvore é muito aconselhada para quem deseja plantar em frente a sua casa.
Como Cuidar
Esta é uma árvore extremamente forte que não necessita de muitos cuidados, porém se você se der o trabalho de seguir alguns conselhos básicos ela crescerá muito mais rápido e florescerá melhor:
- Ao plantar a muda, cave um buraco de profundidade bem maior que o do torrão da planta e preencha-o com uma mistura de terra, areia grossa e fertilizante orgânico. Assim a planta terá um bom espaço de terra fofa para crescer, os nutrientes necessários e uma boa drenagem, que evita o encharcamento excessivo na época das chuvas, coisa que pode causar o aparecimento de fungos na planta.
- Plante-a em local bem ensolarado para que possa realizar fotossíntese durante quase todo o dia e assim crescer melhor.
- Irrigue-a diariamente, principalmente durante o primeiro ano que a planta ainda tem um porte pequeno. Árvores grandes quando mais velhas têm a capacidade de armazenar água e sobreviver semanas sem uma irrigação, porém quando novas crescem muito melhores se devidamente regadas.
É uma planta que tolera o frio, porém não extremo/congelante. Evite-a se você mora em cidades onde a temperatura cai abaixo de 0 graus em algumas épocas do ano pois isso pode congelar e matar essa árvore facilmente.