O fato de florir praticamente o ano todo – com exceção do Inverno – já seria motivo suficiente para ter um vaso de falsa-violeta-africana decorando varandas e outros locais à meia sombra.
Mas a herbácea também é exótica. Suas folhas ovais e carnosas surgem aglomeradas em ramos de até 80 cm de comprimento. Já as inflorescências, são compostas por poucas flores roxas que parecem flutuar próximo à planta devido a seus pedúnculos finos e longos, com até 15 cm de comprimento.
Outra característica nobre é que a herbácea atrai beija-flores.
Perene e nativa da África, a falsa-violeta-africana é típica de clima subtropical, mas tolera regiões um pouco mais quentes, como as com clima tropical de altitude.
Nome científico: Streptocarus saxorum
Luz: maia sombra
Substrato: rico em matéria orgânica
Regas: duas a três vezes por semana
Reprodução: por estaquia
Dica: faça uma poda de renovação no Inverno.
A Campânula é uma planta nativa da Europa, é apelidada de flor sininho ou flor de sino, graças ao formato de suas flores. É um arbusto de pequeno porte, não mais que um metro de estatura, que apresenta uma quantidade extremamente numerosa de flores, que ficam geralmente concentradas em cachos bem vistosos.
Podem ser plantadas tanto em vasos na varanda quanto em grande quantidade formando moitas densas e floridas na base de árvores maiores.
Onde e Como Plantar
O maior problema no cultivo do sininho no Brasil é que temperaturas extremamente quentes podem deixar essa planta muito debilitada. Para as pessoas que habitam em regiões mais próximas do equador é aconselhável criá-la em local protegido do calor direto, a meia sombra, ou até mesmo com ar condicionado, mas desde que tenha uma boa iluminação.
Já seu cultivo em regiões mais ao sul, com clima similar ao europeu, pode ser feito sem nenhuma preocupação com o excesso de sol que não afetará negativamente essa planta.
Tipo de Solo
Pode-se utilizar um pouco de areia grossa para melhorar a drenagem do solo em locais que possuem terra muito propícia a alagamentos, porém a característica principal que de um solo para essa espécie é a riqueza de nutrientes para que ela cresça rápido e apresente muitas flores. Por isso é recomendado adicionar fertilizante orgânico de tempos em tempos ao solo, além de NPK rico em fósforo ou farinha de osso antes das épocas de floração.
Como Cuidar
Irrigue diariamente, principalmente durante as épocas mais quentes do ano que debilitam essa planta, apenas evite encharcar o solo para que assim não favoreça a proliferação de doenças causadas por fungos. Mantendo-a úmida e em solo rico de nutrientes você terá ótimos resultados, sem demasiados problemas.