Ipê que não floresce – Os ipês são plantas de cerrado e na região de origem sofrem longos tempos de estiagem. Nas ruas esta condição é bastante parecida, pois só recebem água em época de chuva. No jardim, o ideal é que sejam regadas apenas quando o solo estiver seco e que sejam adubadas frequentemente com um tipo de fertilizante rico em fósforo.
Para adubar árvores de jardim procure se basear na projeção da copa da árvore, para chegar o mais perto possível das raízes alimentadoras. Faça sulcos no solo, em volta de toda a árvore e, depois de aplicar o adubo, regue abundantemente para que a árvore absorva o produto.
O estêrco de coelho pode ser aproveitado para fazer adubação de plantas. Sendo muito concentrado, deve ser aplicado em menor quantidade (cerca de 10 litros por metro quadrado de canteiro) e sempre, é claro, bem curtido. O importante antes de aplicar qualquer tipo de estêrco é molhar bastante o solo.
Rega das violetas – O ideal é que as regas sejam feitas pelo processo de capilaridade. Este processo é o mais indicado porque evita que as folhas da planta sejam molhadas, favorecendo o surgimento de doenças. Mas é bom saber que as violetas também devem ser regadas, de vez em quando, por cima, com muito cuidado para a retirada dos sais, que ficam acumulados no solo e que prejudicam a planta.
Adubação de Antúrios – O melhor fertilizante para antúrios é a calda de estêrco de gado, pois ela apresenta uma boa dosagem de nitrogênio. Prepare a calda da seguinte maneira: deixe de molho, por uns 8 ou 10 dias, cerca de 1 kg de esterco de gado, bem curtido, em 10 litros de água. Na hora de utilizar, mexa bem e regue com essa calda os antúrios.
Plantas de caule logo e frágil precisam ser tutoradas para evitar que se quebrem com a ação do vento ou das chuvas. O cuidado maior deve ser dado à amarração da planta, para impedir o estrangulamento dos ramos. Por isso, o amarrilho mais indicado deve ter a forma de um “8″ deitado.
Evite usar açúcar, sal, aspirina ou outros produtos para conservar suas plantas em vaso. Algumas espécies podem até gostar dessa técnica caseira, mas o melhor mesmo é comprar conservantes apropriados para essa finalidade. Eles são vendidos em casas de produtos para jardinagem, e têm a garantia de que suas plantas ficarão vistosas por mais tempo.
Para conduzir a trepadeira com criatividade, bastam alguns acessórios, que podem ser encontrados em casa com facilidade. Veja a sugestão: aqui a planta se apoiou numa velha armação de guarda-chuva e um cano fino de PVC.
Na hora de regar suas plantas procure usar água na temperatura ambiente . Isso evita que a planta sofra choques térmicos.
Cortando os pistilos das flores elas permanecerão vistosas por mais tempo nos vasos com água.
Para borrifar as folhas da sua planta e evitar que as flores se molhem ficando com aspecto feio, utilize um macete bem simples: proteja-as com uma folha de papel. Evite borrifar água nas plantas quando o sol estiver muito forte. O ideal é fazer este trabalho sempre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Na hora de escolher um bom lugar para deixar as suas samambaias, preste atenção nas portas e janelas. Elas se desenvolvem melhor longe das correntes de ar.
Combater formigas não é muito fácil, até porque existem muitas espécies diferentes. De qualquer forma aqui vai uma dica: Plante seus próprios repelentes como a menta, lavanda, manjerona, absinto, cravo-da-índica e o alho. As formigas detestam o aroma dessas plantas. Ou impeça que subam nas árvores enrolando ao redor dos troncos das frutíferas uma faixa melada com algum tipo de graxa. como na figura:
Na hora de fazer o plantio ou reenvasamento de uma planta, caso o novo vaso seja de barro, lembre-se de deixá-lo de molho em água por 24 horas. Assim se evitará o ressecamento constante do solo.