A palavra samambaia é de origem Tupi e significa aquela que se torce em aspiral. Esta planta é uma das mais antigas do mundo, existe a 350 milhões de anos, os tipos mais conhecidos são: samambaia de metro, avenca, azul ou amazônica e pluma.
Cada muda demora em média 2 anos para ficar adulta. O cultivo exige muita paciência e cuidado.
Veja como é o passo a passo do cultivo:
Em uma bandeja de plástico coloque uma base de pó de xaxim, água, bagaço de cana e mais água. Depois espalhe esporos triturados (esporos são aqueles pontinhos nas folhas da planta).
As bandejas são cobertas com plástico e ficam em uma estufa em temperatura ambiente, o verde começa a aparecer. Elas passam então para outra estufa onde são cobertas com uma placas de vidro e ficam por 3 meses.
Depois desse período são transplantadas para pequenos vasos individuais permanecendo lá por mais 6 meses.Após esse período são colocadas 3 mudas em um xaxim e após seis meses podem ser vendidas.
Como tirá-las do xaxim e passar para um vaso feito de fibra de coco:
As samambaias devem ser plantadas em matéria em decomposição como por exemplo os xaxins, mas por causa do uso indiscriminado eles , que também fazem parte da família das samambaias, estão em extinção.
Então a partir de agora você pode usar os vasos feitos de fibra de coco. Para transplantar do xaxim para a fibra de coco use uma faca ou tesoura bem afiada e corte o xaxim para tirar a raiz da planta, umedeça o vaso de fibra de coco e plante a samambaia.
Elas gostam de luz indireta, não pode ficar expostas ao vento, devem ser regadas uma vez por dia, mas não devem ficar encharcadas.
Com esses cuidados sua samambaia vai viver durante muitos anos.