A divisão de touceiras, ou também chamada de divisão de rizomas, é uma das técnicas mais utilizadas na jardinagem para propagação vegetativa de plantas ornamentais, sendo também utilizada em algumas plantas alimentícias. A técnica consiste no corte dos rizomas subterrâneos, gerando novas plantas. Alguns exemplos de plantas que podem ser reproduzidas por esse meio são: estrelitzia, flor-de-leopardo, moréia, agapanto, grama-preta, várias orquídeas, bananeira, entre muitas outras plantas.
As plantas denominadas “entouceiradas”, geralmente não podem ser reproduzidas por estaquia, enxertia ou alporquia. Normalmente essas plantas podem ser reproduzidas por sementes, demorando mais a atingir a fase adulta e florescer, do que as mudas geradas por divisão de touceiras. Quase todas as plantas podem ser reproduzidas por micropropagação em laboratório, mas é algo inviável para realização doméstica, por motivos óbvios. Além disso, a divisão de touceiras é um método fácil e mais garantido, ideal para multiplicações em pequena escala.
Marantas, peperômias e muitas samambaias produzem folhas que brotam diretamente do solo e formam touceiras. Você pode multiplicar essas plantas pela simples divisão de touceiras. Para que tudo dê certo o ideal é fazer isto na Primavera, quando as plantas estão em desenvolvimento.
Para dividir as touceiras, escolha um vaso que esteja bem cheio. Isso, além de permitir que você forme vários vasinhos novos, também é benéfico par a planta que já não estava mais cabendo no vaso antigo. Se continuasse nessa situação, logo ela perderia o viço e começaria a definhar.
Antes de retirar a planta do vaso, você deve facilitar a operação, aplicando uma boa rega. A água ajuda a consolidar o torrão de terra do vaso e, ao mesmo tempo, desprende as raízes que estão grudadas nas paredes do vaso.
Mas para que esses efeitos sejam obtidos, você deve esperar algumas horas depois de regado.
Feito isto, é só retirar a planta, virando o vaso de cabeça para baixo. Com a mão, bata o fundo e a borda do vaso até que o torrão de terra se desprenda e se solte do vaso.
Agora avalie quantas mudinhas novas poderá obter com a touceira. Lembre-se de que cada vaso novo deverá ter de três a quatro mudinhas e terra proporcional do tamanho do original.
Divida as touceiras com as próprias mãos mas, se as raízes se embaraçarem, use sem receio uma tesoura afiada.
A mudas divididas devem ser replantadas imediatamente para que as raízes não sofram. Por isso, convém que você deixe tudo preparado: vasos, mistura de terra, regador, etc. Não coloque a muda no fundo do vaso. Encha-o com a nova mistura até a altura em que o torrão possa ser adequadamente nivelado. Ou seja, sua parte superior deve ficar a uns dois dedos da borda do vaso.