Nome científico: Cymbopogon nardus (L.) Rendle
Família: POACEAE (GRAMINEAE)
Originária da Ásia é eficiente contra os insetos.
Planta herbácea, perene, que atinge cerca de 1,5m de altura. As folhas são verdes, longas e simples.
Características
Esta planta, é uma das plantas aromáticas oriunda da ilha de Java, na Indonésia. A partir desta planta consegue-se obter produtos com eficiência comprovada como repelente de insetos, nomeadamente moscas, mosquitos e outros insetos voadores.
O óleo essencial extraído da citronela é um produto natural, não tóxico, vendido como essência se pode dissolver em água e aplicar no animal com um vaporizador. Encontra-se mais facilmente no mercado sob a forma de velas decorativas/aromatizantes para uso interior e exterior.
A planta exala um odor muito agradável e por isso é usada também na indústria de perfumaria. No entanto, esse odor é extremamente desagradável para os insectos, funcionando assim como um excelente repelente, sem provocar qualquer tipo de toxicidade nos humanos e animais de companhia.
Uma forma de repelir os insetos com uma relativa eficiência e evitar que entrem dentro de casa, é semear a planta no próprio jardim numa extensão razoável, de preferência em forma de sebe a circundar a casa, já que o seu efeito visual é perfeitamente suportável e o odor muito agradável.
Embora seja originária e se dê em regiões de clima tropical, como por exemplo o Brasil, o cultivo de plantas como a citronela deve ser feito em locais protegidos num solo fértil e úmido, desenvolvendo-se em Portugal com alguma facilidade.
Indicações Terapêuticas
Anti-séptica, aromática, desodorante, fungicida, repelente.
Condições para se desenvolver:
Clima: Quente.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: Arenoso ou de textura argilosa.
Propagação: Divisão de touceiras.