Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




citricos-ornamentai
Os cítricos podem ser cultivados para consumo dos seus frutos, mas também servem como plantas ornamentais.
Conheça as opções de espécies para cultivar no jardim ou em vasos, dentro ou fora de casa.

Passos:

1
1 – Para o interior, a melhor opção é cultivar a Calamondim (Citrofortunella mitis). Este pequeno arbusto de folhagem densa é muito resistente ao frio e tem alta produtividade. Basta contar com exposição direta ao sol, solo com boa drenagem e umidade.

2
2 – A variedade de folhas pequenas do Chinotto (Citrus myrtifolia) é adequada para vasos porque é uma planta de pequeno porte e de crescimento lento. Seu fruto é de um laranja intenso, e a sua forma é similar a uma esfera achatada.

3
3 – Uma verdadeira reprodução “mini” é o kumquat (Fortunella spp). Para cultivá-lo você precisa de um vaso grande e de um ambiente bem ventilado e seco, para evitar que os frutos caiam. Eles são muito resistentes ao frio e seus pequenos frutos são comestíveis.

4
4 – Em espaços mais amplos como calçadas e jardins, você pode cultivar a laranja-amarga (Citrus aurantium). Essa planta também se adapta a jarros grandes instalados em terraços ou pátios, tem uma folhagem densa e escura e flores muito perfumadas. Seu fruto não é comido ao natural, mas sim usado na fabricação de doces.

5
A opção mais exótica é a Trifoliata (Poncirus trifoliata). Este arbusto é muito vistoso pela forma triangular dos seus caules espinhosos. Seu fruto esférico não é comestível, mas é muito ornamental. É resistente ao frio e, por suas características, deve ser colocado em espaços abertos e amplos.

O que são liquens? Os liquens são seres vivos considerados especiais, pois são formados por uma simbiose (relação de mutualismo entre dois organismos onde há vantagens para ambos indivíduos). A simbiose que forma os liquens ocorre entre uma alga e um fungo.

Nesta relação simbiótica a alga é responsável pela produção de alimento orgânico e realização da fotossíntese. Já o fungo, garante a proteção e um ambiente adequado para o desenvolvimento da alga.

Características dos liquens - Os liquens são resistentes e podem se desenvolver em pedras e galhos e troncos de árvores. Agüentam bem as mudanças de temperatura, assim como o sol forte e a umidade.

Os liquens apresentam-se em diversas cores e em formatos de placas.

Apesar de não serem considerados integrantes do reino vegetal, pois não são considerados plantas, são alvo de estudos dos botânicos.

Os principais tipos de liquens são: encrustantes, escamosos, fruticosos, filamentosos e fofabiliosos.

Fotossíntese

O que é – A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol.

Processo - Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio.

A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais.

O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.

Importância - Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.

Além disso, como já vimos, a medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver.

Reino Vegetal

O Reino Vegetal, conhecido cientificamente como Plantae, é formado por aproximadamente 300.000 espécies conhecidas, sendo que, entre elas, encontram-se muitos tipos de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc.

Composição – Os organismos que compõem este reino são em sua grande maioria autotróficos, ou seja, seres cuja organização celular conta com os cloroplastos (organelas especializadas na produção de matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, incluindo a energia solar). Suas células possuem uma parede celular formada por celulose.

O reino Plantae, é composto por organismos capazes de produzirem o seu próprio alimento. Contudo, independente disso, eles possuem necessidades específicas de determinados nutrientes presentes somente no solo, como os sais minerais.

Fotossíntese – Sua produção própria de alimento se dá através da realização da fotossíntese (processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia). Isto ocorre através da ação da clorofila existente em seus cloroplastos.

Plantas parasitas – Entretanto, há muitas espécies de plantas que não são capazes de produzir seu próprio alimento, por esta razão, elas agem de forma parasita, extraindo de outras plantas os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Importância das plantas – As plantas são extremamente importantes para a continuidade da vida em nosso planeta, sem elas, os demais seres vivos da cadeia alimentar não seriam capazes de obter a energia necessária para sua sobrevivência.

Elas são consideradas o primeiro elo da cadeia, pois sustentam todos os demais (animais, fungos, bactérias e protistas).

Não fazem parte do Reino Plantae a algas castanhas, as algas vermelhas e vários organismos autotróficos unicelulares ou coloniais.