Ferramentas básicas para horta no jardim: Se você tem em casa, ótimo, senão as ferramentas que irá precisar para implantar e manter uma horta são: enxada grande e pequena, ancinho, pá larga para transportar substrato, pazinha de plantio, regador com jato fino, mangueira também com aspersor fino, balde.
Carrinho de jardinagem fundo, onde também poderá também fazer a mistura de adubos e areia.
E, claro, um cesto de colher, para que possa com todo o conforto e charme, por que não, fazer a colheita dos produtos que semeou e cuidou e levar para sua casa.
Como fazer uma peneira para a sementeira :
Será interessante confeccionar uma peneira para as sementeiras. Veja o desenho:
Quatro pedaços de sarrafos presos formando um retângulo (ou quadrado, se preferir).
Nele prende-se com grampos de tapeçaria ou pregos pequenos uma tela de textura média, que se adquire em fabricas de telas, loja de materiais de construção ou agropecuárias.
Faça com cuidado dobrando a borda da tela de encontro ao sarrafo senão poderá machucar-se nas pontas.
Pronto, terá assim uma tela para peneirar terra para eliminar inços e pequenos torrões.
Organizando a sementeira para a horta – Você pode ter um espaço, mesmo pequeno, onde fará a semeadura das hortaliças. Algumas serão semeadas diretamente no canteiro, claro, mas aquelas que precisam de repicagem, como os tomateiros, necessitam ser previamente semeadas e ter cuidados especiais.
Poderá ser a céu aberto em um canto reservado para isto.
Pode usar vários métodos, dos quais sugerimos a seguir alguns:Caixotes de madeira: Destes usados para comercializar frutas nos mercados.
Faça o fechamento das aberturas entre as táboas com restos de madeira ou saco plástico de embalagens, não esquecendo neste último caso de furar o saco para que a água de rega se escoe.
Coloque nele o substrato para semeadura e regue antes de colocar a semente.
Vasos, baldes e bacias: Recipientes de plástico que iria ser jogado no lixo. Fure com um prego quente para sair a água da rega, coloque um punhado de areia e por cima, o substrato. Regue com o jato fino do regador antes de semear.
Garrafas PET: Para plantas do tipo aromáticas, salsas, cebolas, cebolinhas, poderá usar garrafas de água ou refrigerante e mesmo bombonas de água.
Retire a parte superior até onde começar a ficar sem inclinação. Uma tesoura comum é suficiente. Não se esquecer de furar no fundo para a drenagem.
Para moranguinhos, poderá usar uma garrafa de 2 ou 3 litros, fazer furos grandes intercalando ao redor, colocar um substrato bem leve e plantar morangueiros, oréganos ou manjerona.
Amarre bem firme um arame e suspenda num ramo forte de uma árvore.
Não esquecer de regar quando fizer a ronda de molhar o jardim.
Garrafas Pet podem ser usadas como recipientes de plantio. Porém se deixadas ao sol irão esquentar muito, acabando por danificar a planta, literalmente “cozinhando” as raízes.
Embalagens de isopor: Quando adquirimos eletrodomésticos, muitas vezes a embalagem é maior que o objeto comprado. O destino deste material é o lixo. E o isopor não degrada, poluindo o meio ambiente e aumentando os lixões.
Caso esta embalagem tenha cavidade de no mínimo 5 cm de profundidade, poderemos usá-la como recipiente para semeadura.
Com uma agulha de tricô, furar o fundo, colocar areia e por cima o substrato.