Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Os hormônios e as vitaminas são substâncias químicas que coordenam as atividades das plantas, algumas estimulam a regeneração das células, o florescimento, a frutificação, o fortalecimento e o crescimento da planta, outras, por sua vez, inibem estas atividades. A ação que exercem depende da composição química e da concentração.

O hormônio vegetal que interfere no crescimento da planta é a auxina. Existem várias auxinas identificadas, mas a mais amplamente distribuída na planta é o ácido-3-indol-acético (AIA). As auxinas são produzidas principalmente por células jovens dos meristemas apicais do caule, da raiz e das folhas, e deslocam-se em todas as direções na planta.

Atualmente existem produtos compostos por substâncias que agem como as auxinas naturais, associadas a vitaminas e sais minerais. Estes produtos ajudam a planta a se recuperar dos transplantes, das podas de raiz, recuperam plantas com poucas raízes ou raízes fracas. As substâncias destes compostos agem estimulando a cicatrização, a brotação de novas raízes, e na parte aérea da planta, estimulam a brotação e crescimento de galhos, folhas, flores e frutos. Servem também para recuperar o vigor de plantas debilitadas, estimulando o fortalecimento e crescimento geral da planta.

Estes produtos também podem ser usados para auxiliar nos diversos métodos de reprodução das plantas, como a semeadura, a estaquia, e a alporquia.

Um dos produtos que têm estas características é o SUPERthriveTM. O SUPERthriveTM pode ser utilizado no transplante, na produção de mudas, na recuperação de plantas debilitadas (utilizando, por exemplo, 06 gotas por litro na 1ª rega). Pode também ser utilizado em conjunto com um programa de fertilização (utilizando, por exemplo, 03 gotas por litro). O SUPERthriveTM pode ser utilizado uma ou mais vezes por ano, de acordo com a necessidade e o estágio de desenvolvimento da planta. Deve-se observar o uso indicado, a diluição e a freqüência recomendada pelo fabricante.

imagem-neve15

P.wandaetexto01

Habitat: Papua – Nova Guiné

Platycerium wandae e Platycerium Willhelminae Reginae são as mesma planta a classificação como Platycerium wandae foi feita em 1902 e Platycerium Wilhelminae Reginae em 1905, por isso o nome dessa espécie é Platycerium wandae, mas é conhecido também como Platycerium Wilhelminae por muitos cultivadores, essa planta é considerado a maior do gênero, o que diferencia ela do Platycerium grande, Platycerium holttumii e Platycerium superbum é a área franjada que possui envolvendo o rizoma, quando jovem essas 4 espécie tem a mesma aparência ficando difícil de identificá-las.

Desta quatro espécies o Platycerium wandae produz folhas férteis mesmo sendo jovem, as outras três espécies demoram em ficar adulto e produzir folhas férteis em torno de seis anos ou mais. Platycerium wandae se reproduz somente por esporos.

Folhas de proteção a parte superior tem lóbulos divididos em duas partes alongadas e irregulares, formato de ninho, espalhando-se e pendendo para frente, a parte mais baixa é arredondada e fortemente prensada as folhas velhas, a borda do interior, perto do rizoma é irregular e franjada e crespa, possuem coloração verde, podem chegar a medir até 2m de altura por 2,10m de largura.

Folhas férteis crescem aos pares, são pendentes, cada folha divide-se irregularmente em dois ramos, um deles é cuneiforme e curto onde fica a mancha de esporos e o segundo continua e forma forquilhas com varias divisões, podem chegar a medir até 1,50m de comprimento .

Cultivo
Platyceruim wandae gosta de muita luminosidade em torno de 50 a 40% de luz, alta umidade e uma boa ventilação, evitar deixar a planta encharcada que tende a apodrecer, no verão pode deixar o substrato sempre úmido, diminuindo a rega no inverno. O seu cultivo é considerado fácil.

Observe as franjas que recobrem o rizoma do Platycerium wandae só esta espécie possui, isto diferencia ela do P.grande, P.holttumii e P.superbum que não possui este tipo de franjas que recobre o rizoma.

bird10

paisagismo

Quem não sonha em ter uma bela varanda com flores e plantas, mesmo morando em apartamento? Pois saiba que não é impossível.
Aqui tem algumas dicas de como deixar a sua varanda mais bonita e ainda, como fazer isso sem gastar muito.

O primeiro passo é escolher as flores que mais vão se adaptar ao local.
Em uma varanda onde venta muito, o ideal são plantas resistentes, como a Ixora, que não tem perfume, mas é muito bonita e se adapta bem tanto em locais com sol quanto com sombra. Ela dá flores o ano todo, principalmente na primavera e no verão. Outras opções são: a petúnia, planta que gosta de sol e costuma ser pendurada nas varandas, e a gardênia.

Dicas:
- Compre plantas saudáveis, floridas, sem bichinhos, com muitos botões.
- Em seguida, preocupe-se com os vasos (de diversos tamanhos) e a terra. O maior segredo de plantas saudáveis é uma terra bem fértil, adubada, pedrinhas para fazer a irrigação dos vasos e pedriscos para enfeitar.
- É importante passar uma tinta impermeabilizante na parte de dentro dos vasos, independente do material que eles são feitos. Isso impede que a umidade passe para o lado externo do vaso.
- Coloque a terra, mas não até a borda (deixe uma margem de dois centímetros).
Pinte dois centímetros da parte superior do vaso com tinta látex fosca da cor que desejar. O paisagista sugere cores claras.
- Depois do vaso pronto, para drenar a água, é importante colocar algum tipo de pedra (César utilizou argila expandida) para facilitar a saída de água do vaso. Se a água não sai do vaso, a raiz apodrece.
- Para dar um toque especial, ponha pedriscos brancos sobre a terra.

Dica:
Se houver espaço, coloque um banquinho, uma namoradeira ou uma mesinha de apoio.
E não esqueça: as plantas devem ser regadas a cada dois dias, mas use pouca água. Em cada vaso grande, coloque apenas dois copos de água. Já nos menores, um copinho é suficiente.

Em varandas onde bate muito sol, são mais indicadas as flores:
- Ixora; Buxinho; Azálea; Onze horas; Gerânio

Já para varandas sem muito sol, se desenvolvem melhor as plantas de meia sombra, como:
- Violeta africana; Antúrio; Peixinho; Lírio da paz; Scheflera; Begônia

janela-chuva