Nome Técnico: Ageratum houstonianum Mill.
Nomes Populares: Agerato ou Celestina
Família: Angiospermae – Família Asteraceae
Origem: Originária do México.
Descrição: É uma planta herbácea de cultivo anual, de altura em torno de 0,30 a 0,40 cm de altura e formato irregular.
As folhas são de cor verde-claro, pilosas, cordadas e de borda denteada. As flores são em capítulos azuis ou branco rosadas, muito pequenas, reunidas em racemos nas pontas dos ramos. Floresce do final do inverno até o verão.
Tolera bem temperaturas baixas, mas poderá ser cultivada em boa parte do país em regiões de climas com verões mais amenos.
Modo de Cultivo: Local ensolarado, solo fértil, com bom teor de matéria orgânica, solto e bem drenado. Preparação do canteiro com limpeza das ervas daninhas e plantas fenecidas, revolvendo bem.
Adicionar adubo animal de gado ou aves bem curtido, composto orgânico e adubo granulado NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas/m².
As floriculturas comercializam as mudas de agerato em caixas com 15 unidades.
Seu espaçamento de plantio é de 0,20 a 0,40 m, para fazer um maciço.
Ao retirar a muda do saquinho em que veio, é preferível rasgar o plástico para não danificar as raízes. Abrir a cova do tamanho do torrão, depositar a muda e chegar a terra com as mãos, apertando de leve para fixar. Depois do canteiro pronto, regar, repetindo todos os dias se não chover.
Após uma semana, tornar a rega mais espaçada, não esquecendo da água para suas plantas principalmente em dias quentes e se o tipo de solo for arenoso. Se colocar o agerato como bordadura de canteiro, as plantas atrás dele deverão ser mais altas, do tipo arbustivo. A melhor época de proceder a esta técnica é no verão.
Paisagismo: Excelente opção para canteiros uniformes no meio do gramado onde adiciona a nota colorida.
A cor azul desta planta faz ótimo conjunto num canteiro ao redor de árvores de flores de mesmo tom ou próximo, como por exemplo, jacarandá (Jacaranda mimoseifolia) , ipê rosa (Tabebuia avellanadae) ou extremosa rosa (Lagerstroemia indica).