Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://4.bp.blogspot.com/_cwD_3UcJlQc/SCTISgTbQGI/AAAAAAAABVA/KYFiYi1uxH8/s400/IMG_0198.JPG

Usando o fertilizante NPK - Não há segredos para identificar a dosagem do fertilizante NPK se você souber o que significam os números da fórmula. Cada número corresponde a dosagem garantida desses elementos no produto. Exemplo: NPK 18-8-6 significa que neste fertilizante tem 18% de nitrogênio (N), 8% de fósforo (P), e 6% de potássio (K).

Adubos orgânicos x químicos - Prefira adubos orgânicos agem mais rapidamente e têm concentração mais forte, use-os para cultivos em solos comprovadamente pobres ou quando a planta estiver com deficiência nutricional.

Onde age cada elemento e o que significa - O nitrogênio (N) estimula a brotação e o enfolhamento. O fósforo (P) é responsável pela produção de energia incentivando a floração e a frutificação. O potássio (K) fortalece os tecidos vegetais tornando as plantas mais resistentes as pragas e ao frio, além de atuar no crescimento das raízes. Veja mais »

Quem quer a casa sempre florida não pode simplesmente comprar os vasos e deixá-los em qualquer lugar, sem um mínimo de manutenção. Lembre-se de que só a planta que recebe atenção integral produz aquilo que dela se espera.

A ÁGUA – Durante a brotação das plantas há um maior consumo de líquidos que devem ser repostos com regas. Assim, as flores vão durar mais; mas é preciso cuidado para não encharcar a terra – o que causa apodrecimento das raízes.

A LUZ - Nem todos os tipos de plantas indicados para ambientes internos preferem viver à sombra. É necessário manter luz suficiente para a realização da fotossíntese e a sobrevivência do vaso. É fácil medir a quantidade de luz num ambiente: se com a iluminação natural não se consegue ler um texto em letras miúdas, também não será adequada para as plantas. Nesse caso, deve-se instalar lâmpadas especiais para esta finalidade.

A TEMPERATURA - Não é por estar em ambiente fechado que a planta está “sufocando” e precisa receber ar. A abertura de portas e janelas, formando “correntes”, pode prejudicar o desenvolvimento, ressecando a folhagem e prejudicando o equilíbrio metabólico com a mudança brusca de temperatura.

A ADUBAÇÃO – A florada consome grande parte das reservas energéticas da planta. Para repô-las, adube com produto rico em fósforo desde o aparecimento dos primeiros botões. Pode-se usar NPK 4-14-8.


Quanto menor for um jardim, menos plantas e flores precisará, isto para não correr o risco de plantar uma grande confusão.

Em regra geral, para um espaço reduzido, escolha duas ou três variedades, adquirindo três exemplares de cada, ou seja, já são nove plantas.

* Para espaços maiores, tenha atenção a largura de cada planta (a atual ou a que irá atingir) antes de decidir quantas vai levar;

* Se mesmo assim estiver indeciso recorra a esta dica: se quiser um jardim com um impacto imediato, ou seja, crescido e bastante preenchido logo no primeiro ano, terá que colocar as estacas mais juntinhas ou adquirir plantas maiores.

Se não tiver pressa, deixe as plantas crescerem à vontade, preenchendo os “vazios” com flores anuais se quiser.

Nome científico: Guettarda uruguensis
Familia: Rubiaceae
Origen: Uruguay
Nome popular: Veludinha

Arbusto lenhoso decídua entre 3 e 5 metros de ramos altos. Próprias para serem plantadas em áreas de córregos de água doce, lagoas, riachos, etc.

Suas folhas são simples, ovais, opostas e pouco pubescentes, chegam a 3 a 6 cm de comprimento, de cor verde escuro na parte de superior e verde claro na parte inferior. Inflorescência de muitas flores com hastes longas, corola branca e perfumada, com 1,5 cm de comprimento.

Em jardinagem é muito ornamental e é útil para coberturas ou para crescer encostado a paredes e muros, ficam lindas também quando plantadas em grupos por várias espécies. Pode ser cultivadas em vasos de e não toleram regiões com inverno muito prolongado e de frio intenso. Ela floresce na primavera e no verão. Aprecia a meia-sombra, mas suporta um local ensolarado em regiões temperadas.

O solo deve ser ligeiramente ácido com boa porcentagem de matéria orgânica, e boa drenagem. Mistura para o solo: 1 parte de terra de jardim, 1 parte de adubo (húmus) e 1 parte de areia.

Muita irrigação na fase de crescimento, dependendo do grau de umidade. No período de dormência somente a água das chuvas será suficientes. Quanto à poda, cada jardineiro deverá decidir, vai depender do tamanho que você desejar que ele fique.

Não é necessária a poda de limpeza atinge na idade adulta, mas nos período de crescimento pode ser pinçada rebentos para obter maior exuberância.

Propagação por sementes no fim do Inverno, abrigada, bem colocado no substrato móvel composta de: 2 partes de terra preta, 1 parte de areia grossa e 1 parte de composto ou estrume. Semeando a uma profundidade de duas vezes a largura e seu lugar na sombra parcial, regar o suficiente para que o substrato permaneça úmido. Você também pode multiplicar por semi-estacas de madeira dura, tiradas no fim do Inverno ou início da primavera.