Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Angelonia_angustifolia

Planta perene e tolerantes ao calor e umidade. A angelonia é uma planta nativa da América do Sul e que vem ganhando popularidade nos últimos anos, pois é extremamente resistente ao calor e umidade altas.

Originalmente as plantas eram altas e com poucas flores, mas após algumas gerações de cruzamentos os criadores conseguiram gerar plantas compactas e cobertas de flores o ano todo. A angelonia tem o apelido de boca-de-leão de verão devido à similaridade das flores com as dessa outra planta.

As plantas atingem apenas 30 a 40 cm de altura, e tem ótimo desenvolvimento lateral, com muitas ramificações. São perfeitas tanto para vasos quanto para o solo, e toleram condições das mais variadas.

Para florescer bem precisam de pelo menos 5 horas de sol direto diariamente. As flores duram quase o ano inteiro, parando de aparecer apenas nos meses de inverno em locais mais frios.

O formato de flores em ‘hastes’ é difícil de ser encontrado em plantas de clima quente, portanto aproveite a oportunidade de ter essa linda flor diferente em sua casa.

canyon

Osteospermum ‘Asti’ Branco

A margarida-africana ou margarida do cabo, pois foi encontrada pelos europeus primeiramente nas regiões próximas à Cidade do Cabo na África do Sul. É uma planta perene que se adapta muito bem à grandes variações de temperatura e tolera muito sol.

Elas são da mesma família do girassol e tem como característica as cores muito difíceis de encontrar em outras flores deste tipo.

É considerada considerado uma das flores mais brancas que existe na natureza, e o centro azul (igual a foto!) dá mais contraste ainda. Dizem até que perto dela as outras flores brancas parecem amarelas.

A floração começa no meio da primavera e dura o verão todo, depois a planta reduz bastante a produção de flores durante o inverno, porém como é perene, volta novamente assim que as temperaturas aumentam.

Atenção
A floração ocorre com mais abundância em locais que possuem diferença de temperatura entre o verão e inverno. Nos demais lugares as flores também aparecem, mas em menor quantidade.

chuva_b


flores

Sempre que pensamos em flores, é comum nos lembrarmos delas em sua forma alegre e colorida; contudo, esta característica é apresentada apenas por algumas variedades. Existem flores que permanecem pequenas e esverdeadas, como, por exemplo, as flores de gama.

Apesar de contribuírem com a beleza da natureza, principalmente durante a primavera, a existência das flores possui um único objetivo: contribuir com a produção de sementes do vegetal. Desta forma, novas plantas são capazes de crescer.

Uma flor simples é formada por duas partes principais: sépalas e pétalas. O papel das sépalas é proteger a flor quando ainda está em botão, ou no momento em que se fecha, à noite.

Já as pétalas coloridas têm a função de atrair as espécies necessárias de insetos para polinizar a flor, ou seja, trazer o pólen de outra flor da mesma espécie (polinização), colocando-a no estigma.

Os grãos do pólen são minúsculos e não podem ser vistos a olho nú. Para visualizá-los é necessário utilizar um microscópio, desta forma, é possível notar que estes podem ter diferentes formas.

flores

Após chegar ao estigma, os grãos de pólen seguem através de tubos extremamente estreitos, seguindo do estilete ao ovário. Antes do desenvolvimento dos óvulos, no ovário, para a formação de sementes, é necessário que sejam tocados por um desses finos tubos, para que sejam fertilizados.

As flores geram seu pólen nas pontas dos estantes (chamadas anteras). Geralmente, é melhor para as plantas que elas sejam fertilizadas pelo pólen de outra espécie, isto ocorre através da ajuda de insetos (abelhas, vespas, mariposas e algumas espécies de moscas) ou pelo vento, como ocorre no caso de gramas e algumas árvores.

As plantas que possuem flores podem ser divididas em famílias, de acordo com o tipo da flor. Alguns exemplos são: o dente-de-leão, as rosáceas (iguais as rosas), umbelíferas (pareci­das com os guarda-chuvas), ranunculáceas (família do botão-de-ouro) e as leguminosas (que produzem sementes como a ervilha ou feijão).

As flores de jardim devem receber um cuidado especial em sua plantação, pois estas não devem ser plantadas antes de se conhecer a luminosidade local, além do tipo de solo e sua umidade. Este mesmo cuidado não é necessário no caso das flores silvestres, pois estas são capazes de se desenvolver de acordo com o solo e com o clima de cada região.

brisa_5

minerva_amaryllis (Small)

Os Bulbos de Flores são organismos vivos capazes de armazenar energia para todo o seu ciclo de crescimento. Eles podem viver durante anos, florescendo durante alguns períodos e permanecendo em período de dormência durante outros.

Durante oito meses, ela fica quietinha, redonda e enterrada no solo, se desenvolvendo à medida que a temperatura do ambiente aumenta. Esta flor exuberante brota na primavera-verão. Durante a época mais fria do ano, o bulbo fica na terra reunindo energias para uma nova florada, o que pode se repetir por mais de 10 temporadas consecutivas.

A flor ganha diferentes nomes de acordo com a região do Brasil. Pode ser amarílis, açucena ou flor-da-imperatriz. Mas em qualquer lugar, a planta atende pelo nome científico de Hippeastrum hydridum, que por sua vez se apresenta em mais de 50 versões no mercado. São flores de até 20 cm de diâmetro, com pétalas largas em cores que vão do vermelho intenso ao branco puro, passando por todos os degradêsdegradês e rajados que a hibridação permite.

Acompanhar o processo de brotação e florescimento é uma bela experiência.

Veja como é fácil cultivá-los: Os Bulbos devem ser plantados na terra adubada e úmida, cobertos até a borda. Após algumas semanas, as raízes começam a se desenvolver para absorver os nutrientes da terra. A folhagem cresce e surgem os primeiros botões. No auge do crescimento as flores se abrem. Quando as folhas secam, o Bulbo deve ser podado rente a terra, permanecendo sempre com a terra úmida. Após o período de dormência o ciclo reinicia.
Os Bulbos podem ser plantados em vasos, jardineiras ou diretamente no solo.