Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Misturar plantas e objetos sem critério pode ficar com um visual confuso, pesado ou incômodo. E pode não ser fácil de manter. Por isso, é importante definir que língua o seu jardim vai falar. Seja na varanda, num corredor lateral, num canteiro, no quintal ou no condomínio.

Se você quer um jardim tropical, invista em espécies típicas de ambientes úmidos e de sol forte: hibiscos, helicônias, alpínias, gengibres, antúrios, jibóias, costela-de-adão, filodendros. Eles lembram ilhas paradisíacas com plantas vigorosas e flores de aparência exótica como bromélias e orquídeas.

Se o seu ambiente não tem sol boa parte do dia, opte por folhagens, que precisam de menos luz do que as flores: peperômias, lírios da paz, zamioculcas e outras plantas de meia sombra. Mas é possível colorir este jardim com plantas anuais em vaso. São espécies floridas e baratas que têm um determinado tempo de vida e que também poderiam ficar dentro de casa. Enquanto durar a flor, o vaso fica bonito e quando acabar é só trocar: kalanchoes, impatiens, crisântemos, exacum.

Jardins orientais não necessitam de muita água, mas de capricho e organização. Acessórios de bambu e pontos circulares com areia ajudam a criar o clima. As plantas: azálea, camélia, buxinho, tuia jacaré, pinheiro japonês (inclusive em bonsai) e nandina.

Se você só tem um corredor, use placas de fibra de coco, vasos de meia parede ou treliças para multiplicar o espaço. As plantas pendentes devem considerar o tipo de luminosidade: columéa, hera, ripsalis, aspargo e gerânio. Mas lembre – quanto menores os vasos, mais difícil de regar e maiores as chances de perder a planta. Veja o que pode funcionar com as condições de que você dispõe. Há sempre um jardim adequado para o seu perfil.

Dicas:
1.
Se você tem crianças ou animais domésticos convivendo com seu jardim ou vasos de plantas, cuidado. Embora a adubação orgânica com Torta de Mamona seja excelente, este tipo de adubo pode ser tóxico para outros seres vivos. Além do mais, o cheiro da farinha de osso que normalmente combinamos com a Torta de Mamona, atrai os cachorros. Por isso troque a Mamona pela Torta de Algodão. O efeito é o mesmo e não é tóxica.
2. Como adubar orquídeas em jardins verticais, fixas em placas e fora de vasos se não há bordas de contenção? Coloque o adubo em paninhos de gaze e amarre em cima formando uma bolotinha. Fixe o embrulhinho com arame no alto da placa. Cada vez que molhar escorrerá um pouco de adubo sobre a planta.
3. Da cozinha para o jardim com custo zero de adubação. A água da lavagem da caixa de leite é rica em cálcio e um ótimo adubo. A da lavagem do saco da carne tem ferro e sais minerais. Cascas de ovos trituradas no liquidificador afiam as lâminas do aparelho e dão um pozinho de puro cálcio para as plantas.

O que será que existe no composto orgânico que ajuda as plantas a crescerem? Na terra estercada há uma grande quantidade de microrganismos, mas muitos jardineiros não sabem disso.
Este grupo de seres vivos é muito importante para o processo de fertilização do solo.

Como estes microrganismos fertilizam o solo? Para responder a essa pergunta é necessário conhecer como funcionam as cadeias alimentares:

As cadeias alimentares e os microrganismos do solo – O que acontece com os organismos quando eles morrem?
Vamos imaginar a cadeia alimentar abaixo:

PLANTA / LAGARTA / PÁSSAROS
As folhas e os galhos que a planta perde, as lagartas que morrem devido ao sol ou ao frio intensos, os corpos dos pássaros mortos, as fezes das lagartas e dos pássaros, as penas que os pássaros perdem etc., ou seja, toda essa matéria orgânica serve de alimento para um grupo de seres vivos que estão em todos os ambientes.

Estes seres vivos, representados pelos fungos e pelas bactérias, são denominados decompositores.

Decompositores são seres vivos (fungos e bactérias) que utilizam os corpos dos organismos mortos e/ou partes perdidas pelos seres vivos (penas, folhas, pêlos, fezes, urina etc.) para sua sobrevivência. Com isso, eles decompõem a matéria orgânica e devolvem para o ambiente substâncias úteis para as plantas como água, gás carbônico e compostos nitrogenados. Os decompositores sempre ocupam o último nível trófico das cadeias alimentares.

Os decompositores têm um papel importante na natureza, pois são eles os responsáveis pela transformação da matéria orgânica em substâncias que serão reutilizadas por outros organismos.

Todos os compostos, formadores dos seres vivos, participam do ciclo que a matéria realiza na natureza; o carbono é um exemplo. A mesma coisa acontece com os outros átomos: água e dos minerais como fósforo, enxofre, potássio, magnésio, nitrogênio, etc.

Os decompositores e os minerais – Os sais minerais, absorvidos pelas raízes dos vegetais, estão presentes no solo em quantidades limitadas. O ambiente que não tiver os sais minerais necessários às plantas será inadequado à prática da agricultura.
Colocar composto orgânico na plantação garante o crescimento sadio da planta e melhora a sua colheita e beleza.
A ação das bactérias e dos fungos decompositores é importante para a fertilização dos solos, pois sua atividade devolve ao ambiente substâncias necessárias para a produção das proteínas dos vegetais. Por isso o adubo orgânico È um elemento útil para o desenvolvimento sadio das plantas.

Herbácea perene, epífita, orquídea-amor-perfeito

Nome Popular: miltônia, orquídea-amor-perfeito
Nome Científico: Miltônia Hybrid
Família: Orchidaceae
Origem: híbrido
Como Cuidar/Cultivar a sua Miltônia Hybrid?
O cultivo deve ser feito em locais de clima ameno, com temperatura entre 15°C e 35°C e sob sombreamento médio, as regas devem ser diárias, mantendo o substrato úmido.

Echium fastosum

Planta nativa das Ilhas Canárias, perene que pode medir entre 1,50 m a 2,40 m de altura com picos de florações de tom azul púrpura que desabrocham por toda a primavera-verão, nos levando a essa imensidão de tons, colorindo toda e qualquer paisagem como um quadro, tamanha a sua rara beleza, chegando mesmo a ser indescritível.

Podem suportar temperaturas de até – 5º C, além disso, podem ser cultivadas em costeiras, suportando ventos fortes.

Suas flores se fazem presentes por diversas semanas.
As plantas crescem rapidamente e sua floração pode nos surpreender em seu primeiro ano de cultivo.
Por natureza, como já dissemos, é uma planta de costeiras, muito adaptada a ventos fortes e solos pobres de areia, fica muito bem plantada em jardins de praia.

Pride of Madeira, é grande, maravilhosa, deslumbrante e ousada.
O “orgulho” de Madeira acrescentará a qualquer jardim um espetáculo de cores fantástico.
Podem ser plantadas em vasos, trazendo para as varandas o colorido que faltava.
Excelentes flores de corte, ela promove arranjos indescritíveis.
São muito fáceis de serem cultivadas a partir de sementes, sua germinação se dá geralmente em torno de 25 dias.

árvore