Às vezes, temos uma orquídea que apresenta uma boa coloração verde,aparenta saúde, e, no entanto, de uma hora para outra, começa a regredir, definhar…Quando vamos examinar a planta, vemos que o enraizamento não está bom. Isto pode ser causado por uma série de fatores, dos quais os mais comuns são: substrato velho e esgotado, com ph alterado; excesso de umidade, causada por uma drenagem insuficiente no vaso; cochonilhas deraiz; lesmas e caracóis; etc. Para solucionarmos o problema, devemos, antes de mais nada, corrigir as causas, através do replantio adequado:
1) Desenvasamos a planta, eliminando bulbos secos e cortando todas as raízes velhas e mortas, com tesoura de poda apropriada, afiada e limpa. Em seguida, lavamos bem a planta. Podemos usar uma escova de dentes, embebida em água e sabão neutro (sabão de coco) para remover cochonilhas, pulgões, etc. Mais uma passada de água, sob a torneira, para remover o sabão. E penduramos a planta (de cabeça para baixo fica mais fácil) em um lugar de sombra e bem arejada, para secar por dois dias. Não é necessário ficar com pena da planta. Ela está bem!
2) Uns três dias após estas preliminares, iremos proceder ao replante. Aí entra o Complexo B (as vitaminas do grupo B), facilmente comprado em qualquer farmácia, sem necessidade de receita médica. De preferência, comprar em “solução”. É muito mais fácil o manuseio. Um vidrinho de Complexo B, ao custo de R$ 6,00
aproximadamente, dá para muito tempo, ou use levedura de cerveja, moendo os comprimidos e colocando-os na água.
3) preparamos um banho de imersão para a planta. Umas quinze gotas do complexo para cada litro de água. E deixamos a orquídea mergulhada por uma hora (não há perigo de afogamento!). Depois do banho da orquídea, podem jogar a água em outras plantas (mesmo que não sejam orquídeas), que elas também se beneficiarão da presença das vitaminas do grupo B. Entretanto, é conveniente que essa operação seja feita no final da tarde. O excesso de luminosidade prejudica esse medicamento,fazendo com que certos princípios fiquem alterados e não produzam o efeito desejado.
4) Em seguida, podemos replantar a orquídea. Para isso, é necessário que façamos uma zona de drenagem no fundo do vaso, colocando cacos de vasos, ou de telhas (tijolo não serve – retém muita umidade), ou pedra britada, numa quantidade que atinja um terço da altura do vaso. Sobre essa drenagem iremos fazer o replantio, utilizando, evidentemente, substrato novo. Só iremos regar a planta uns três a quatro dias depois. Após isso, durante um a dois meses, umas duas vezes por semana, e sempre em dia seguinte a uma rega normal (E SEMPRE EM FINAL DE TARDE PARA EVITAR O PROBLEMA DOS EFEITOS DA LUZ), borrifem a planta toda, inclusive substrato, com uma solução de 5 a 8 gotas do complexo B por litro de água. Com as sobras, podem borrifar outras orquídeas / plantas.
O Complexo B tem efeito de enraizador. Fará com que a planta emita novas raízes com muito mais rapidez, além de serem raízes bem mais fortes. A saúde de uma orquídea é vista pelo estado de suas raízes.