Os garrafões e garrafas de vidro transparentes, de gargalo estreito e de diferentes tamanhos, são recipientes muito bonitos para alojar uma grande variedade de plantas que se dão bem em ambientes úmidos. Quando a abertura é estreita, tornam-se necessárias ferramentas especiais e certa habilidade manual.
Para não sujar a superfície interior do vidro, todo o material de drenagem e a mistura para vasos devem ser introduzidos na garrafa através de um funil ou de um tubo de cartão. São ainda necessárias ferramentas especiais, delgadas e de cabo comprido, que podem ser compradas ou construídas, prendendo com arame os utensílios adequados a varetas finas, resistentes e flexíveis.
Para preparar uma garrafa para plantas, cubra o fundo com uma camada de 2,5 cm de espessura de material de drenagem constituído por alguns pedaços de carvão e pequenos seixos. Por cima deite outra camada, esta de 5 a 10 cm de espessura de mistura própria, neste caso contendo bastante areia para facilitar a drenagem e não estimular o crescimento das plantas. Duas partes de terra, duas partes de areia grossa e uma parte de terriço ou turfa formarão uma combinação apropriada para a maioria das plantas. Por razões óbvias, escolha plantas pequenas, de crescimento lento, e em seguida planeie a sua disposição antes de as colocar na garrafa.
O melhor processo consiste em começar por plantar junto ao vidro, avançando em seguida para o centro. Antes de introduzir as plantas na garrafa, retire das raízes toda a terra que puder e apare-as, se necessário. Uma vez plantados todos os espécimes, pode deixar cair seixos ou pedacinhos de vidro ou madeira sobre a superfície da mistura, a fim de obter um melhor efeito decorativo. Regue as plantas por aspersão com um pulverizador (atenção à rega – a terra deve ficar úmida e não encharcada). Tampe a garrafa e coloque-a num local onde receba luz (mas não demasiado intensa). Exceto a necessidade de ocasionalmente ventilar e podar, o arranjo não exige quaisquer outros cuidados durante muitos meses.
Como cortar garrafas: Como muitas pessoas me têm perguntado se existe algum método “caseiro” de como cortar garrafas ou mesmo garrafões, aqui vai uma sugestão.
Materiais:
Uma garrafa ou garrafão;
óleo queimado;
um pedaço de ferro.
O óleo queimado: pode arranjá-lo numa estação de serviço, onde se muda o óleo dos automóveis.
O ferro: em qualquer prédio em construção. Serve um pedaço de ferro de mais ou menos 50 cm e que é usado no cimento armado.
Encha a garrafa com o óleo até à altura em que se pretende cortar. Entretanto, coloquem o ferro sobre a chama do fogão a gás para aquecê-lo até ficar rubro. Quando estiver em brasa, introduzir o ferro no óleo. A garrafa se partirá de imediato. Se não resultar à primeira tentativa, repitam a operação.
Não esquecer de limpar bem o interior da garrafa com um bom dissolvente, para não ficarem vestígios do óleo. E devem limar as arestas com uma lixa grossa ou uma lima fina, para evitar possíveis cortes.
E boa sorte com seu jardim!!