Nome científico: Bowiea volubilis
Nome comum: Cebola trepadeira.
Família: Hyacinthaceae.
Origem: África do Sul.
Aspecto: Estranho ao olhar.
Formato: Em bulbos, praticamente totalmente fora do vaso.
Altura: Podem chegar a de 2 m. de comprimento.
Folhas: Aparecem logo no início da vegetação e, em seguida caem, crescem em hastes muito finas em espiral.
As flores são brancas ornamentais e ficam verdes no verão. A cebolinha-japonesa deve ser cultivada na sombra, mas com muita luz e pode pegar sol fraco. Ela deve ficar na superfície do solo e este ser bem permeável.
Manter a terra úmida, mas sem encharcar. É normal que elas às vezes fiquem algum tempo sem folhas, por algum período. Experimente adubá-la com “torta de mamona”, pois o nitrogênio contido no mesmo favorece o crescimento de folhas nos vegetais.
Depois destes cuidados ela vai até dar suas pequenas flores.
Pode viver até 100 anos.
Obs.: Cuidado pois é muito tóxica, se ingerida.
É um das plantas de interior mais fáceis de cuidar. Tolerante à pouca luz e temperatura, não necessita de cuidados extras, nem sequer podas. Durará muitos anos (com suas belas flores, uma atrás da outra) se tiver os cuidados necessários.
É uma das poucas plantas de interior que combina os atrativos das folhas com uma delicada flor que dura a maior parte do ano. As folhas surgem a partir do centro e proa para o exterior.
As flores brancas são chamados ramos (olhando veleiro) e suportada por um longo pecíolo. Produz flores o ano todo. Quando as flores começarem \ murchar deve-se cortá-la desde a base.
No inverno, deve-se mantê-lo em lugares bem claros e no verão precisa de um lugar à meia sombra.
Tolera temperaturas quente e estável ao longo do ano, entre 18 e 25 ° C, não deixe que fique exposto à temperaturas abaixo dos 16 ° C
O solo deverá ser rico substrato, com uma mistura de turfa para desenvolver bem. e necessita de uma alta umidade em todos os momentos. Água duas ou três vezes por semana no verão e no inverno.
Adubar apenas no Verão, com um fertilizante líquido dissolvido na água de irrigação a cada 2 semanas. Remover o pó das folhas com um pano umedecido em água.
Elas não gostam de correntes de ar. É conveniente trocar o vaso a cada ano, na primavera.