Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nome científico: Plectranthus oertendahlii – Também conhecida por: Planta do dinheiro, Planta do Euro, Plectranto
Família: Labiadas
Transplantar em Abril
Floresce: Primavera- Verão
Semear: cm de distância
Altura: rastejante
Originária: África do Sul
Prefere: Luz direta ou meia sombra
Aprecia: Ambientes úmidos
Rega-se de 4 em 4 dias no verão e uma vez por semana no inverno
Aduba-se de 3 em 3 semanas
Não tolera: Temperaturas inferiores a 7ºC
Multiplica-se por divisão na Primavera ou mudas na Primavera ou Verão
Ideal para cestas suspensas, interior e exterior
Convém que se “desponte [1]“ para incentivar o crescimento dos ramos laterais

[1]” Desponta”: É uma forma suave de podar. A parte crescente da planta é arrancada, para que apareçam ovos rebentos. Os novos rebentos também podem ser cortadod para que a planta se torne mais densa. Embora algumas plantas ramifiquem, há muitas que ficam espigadas e nuas se não forem aparadas regularmente.

38

dichondra

Nome Científico: Dichondra repens
Nome Popular: Dicondra, orelha-de-rato
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

A dicondra é uma erva prostrada, rizomatosa e de textura herbácea, semelhante aos trevos.Sua ramagem é arroxeada e bastante ramificada. As folhas são reniformes (em forma de rim), arredondadas, como orelhas de rato, o que lhe valeu o nome popular. As cores variam entre o verde-escuro, prateado e até mesmo o verde-limão, geralmente com página inferior prateada.Apresenta pequenas flores solitárias, sem relevância ornamental.

Algumas variedades de dicondra apresentam flores ornamentais.A dicondra é uma excelente forração, substituindo o gramado com maestria, principalmente em locais semi-sombreados. No entanto não é tão resistente ao pisoteio, ficando com um aspecto um pouco amassado, demorando um pouco para se regenerar.

Apresenta uma textura delicada e densa, formado um tapete alto e macio, cobrindo bem o solo. Utilize-a em áreas de baixo tráfego, entre pisantes e entre vãos de pedras e escadarias. Também pode ser plantada em vasos, como folhagem pendente.Deve cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, destorroado, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.

Quando bem estabelecida, é mais resistente à seca que os gramados, principalmente à meia-sombra.
Não tolera o frio, geadas ou estiagem prolongada.

De baixa manutenção, exige duas fertilizações por ano e cortes mensais.

Multiplica-se por sementes ou por divisão da ramagem enraizada. Em alguns casos pode tornar-se invasiva.

00000008

Nome Científico: Dicentra spectabilis
Nome Popular: Coração-sangrento
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Perene

O coração-sangrento é uma planta perene, ramificada desde a base, com ramos eretos, de textura herbácea e altura de cerca de 50 cm. Apresenta rizoma carnoso e horizontal, de onde emite os ramos. Suas folhas são verdes, compostas e com longos pecíolos.

As delicadas flores são pêndulas, em formato de coração, hermafroditas, dispostas lado a lado em rácemos de 3 a 15 flores individuais. A floração ocorre na primavera e verão.

A forma original apresenta pétalas externas róseas e as internas brancas. Atualmente estão disponíveis variedades de flores róseas, brancas ou avermelhadas e de folhagem alaranjada também.É uma planta muito bonita e de flores surpreendentes.

Adequada para o cultivo em maciços, renques junto a muros ou apenas isolada, em canteiros bem preparados. Também pode ser plantada em vasos e floreiras.

Apesar de ser de meia-sombra, aprecia a luz direta do sol nas horas mais frescas do dia para não queimar as folhas. Rústica, exige pouca manutenção que restringe-se às adubações orgânicas mensais na primavera e verão.

Pode ser um pouco sensível no primeiro ano, mas se fortalece após o estabelecimento. Deve-se mantida longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos pois é tóxica, além disso pode causar irritações na pele durante podas ou divisões.Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Aprecia o clima ameno, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado, subtropical e tropical de altitude. Em climas quentes apresenta folhas perenes e sob clima temperado é caducifolia, perdendo a folhagem no inverno, mas rebrotando na primavera.

Não tolera estiagem. Multiplica-se por sementes e por divisão da planta formando mudas com folhas e rizoma.

janela-brisa

Nome Científico: Solanum mammosum
Nome Popular: Teta-de-vaca, Maminha-de-vaca, Peito-de-moça, Jurubeba-do-pará, Juá-bravo
Ciclo de Vida: Perene

A teta-de-vaca é uma planta arbustiva muito peculiar devido ao formato curioso de seus frutos. Com porte entre 0,5 a 2 metros de altura, ela apresenta caule único que se ramifica logo acima da base. Sua ramagem é esparsa, com ramos retos a recurvados, de cor verde ou arroxeada, geralmente espinhosa e bastante pilosa. As folhas são simples, aveludadas, com veias bem marcadas e formato cordiforme, com lobos acuminados e triangulares. As inflorescências surgem na primavera e são axilares, com 2 a 10 flores lilases.

Os frutos são pequenos, globosos a piriformes, com pequenas projeções na base, o que lhe valeu estranhos nomes populares, como teta-de-vaca, peito-de-moça ou cara-de-raposa (fox-face em inglês). Sua casca é brilhante, cerosa, de cor laranja e sua polpa é carnosa, de cor clara, esverdeada, com muitas sementes.

De frutificação decorativa, esta planta poder ser plantada isolada ou em grupos e também em vasos e jardineiras. Devido ao seu crescimento esparso, pode ser tutorada sobre suportes como uma pequena trepadeira anual.

Os ramos carregados de frutos ainda podem ser utilizados em arranjos florais. Apesar da forma curiosa e divertida, esta planta é muito tóxica e deve ficar fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Os frutos contêm princípios alcalóides indólicos, responsáveis pela toxicidade dos mesmos. Curiosidade: Em alguns lugares é reputada como medicinal contra doenças como pé-de-atleta e o suco de seus frutos têm atividade detergente e é utilizado para lavar roupas.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, não tolera geadas ou frio intenso. Apesar de perene é interessante ressemeá-la anualmente pois perde o vigor e a beleza com o tempo.

Multiplica-se facilmente por sementes. Esta planta pode escapar ao cultivo e se tornar invasiva em algumas situações.