Cada planta tem uma necessidade diferente: rega, luminosidade, adubo e pulverização… contudo todas devem ter algumas necessidades básicas atendidas para sobreviverem;
Procure em lojas de jardinagem adubos apropriados para a planta recebida. Normalmente o adubo deve ser posto uma vez por mês;
Não molhe as flores quando for pulverizar a planta;
Evite acúmulo de água no pratinho, isto pode causar apodrecimento das raízes e morte das plantas;
Faça a limpeza constante das plantas retirando folhas velhas, secas e doentes;
Nunca encharque a terra ou substrato da planta, é preferível um maior número de regas com menor quantidade de água a poucas regas com abundância de água;
Para saber se está na hora de molhar, coloque o dedo no substrato da planta pressionando-o. Se o dedo ficar sujo com partículas aderindo não precisa molhar. Se o dedo ficar praticamente limpo, apenas com uma poeira seca, é hora de regar.
A calêndula é uma planta de origem européia, mas é bem adaptada no mundo, inclusive no Brasil, especialmente nas regiões sul e sudeste. As partes utilizadas são as folhas e flores.
Suas flores são muito bonitas, de coloração amarelo-alaranjada, muito utilizadas em jardins ornamentais. Caracteriza-se pelo inegável perfume e as folhas são macias e aveludadas. A calêndula pode atingir até 50 cm de altura e apresenta caules ramificados em duas hastes.
Propagação: é feita através das sementes, que devem ser plantadas em sementeiras para depois ser transplantadas para o local definitivo. Pode ser plantada diretamente no local definitivo, mas a taxa de sementes germinadas neste caso é um pouco menor, já que a sementeira fornece mais proteção para as plantinhas recém germinadas.
O mais apropriado é adquirir as mudas já desenvolvidas, pois a propagação por sementes é muito lenta.
Cultivo: esta planta gosta de solos arejados e porosos, adubados com bastante matéria orgânica. A proporção ideal da mistura do solo é de 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.
Deve-se regar a planta sempre que a terra apresentar-se seca. Como a calêndula gosta de solo sempre úmido, é recomendável regar dia sim, dia não e, nos meses mais quentes, todos os dias.