No início da primavera, ela se “veste” de lindos cachos de flores: é a glicínia, uma trepadeira versátil que pode ser cultivada até como bonsai!!
Pertencente à família das Leguminosas, a glicínia ‚ uma planta trepadeira de grande valor ornamental. Por suas características, pode ser cultivada como um arbusto e até mesmo como um bonsai, dependendo das podas que forem realizadas.
Planta vigorosa e lenhosa, a glicínia produz belos cachos de flores nas colorações branca, lilás ou rosadas. São três as espécies disponíveis: Wisteria sinensis, Wisteria floribunda ou multijuga e Wisteria macrostachya. A espécie Wisteria sinensis, nativa da China, apresenta cachos de flores com tamanho que não ultrapassa 30 cm. Já a Wisteria floribunda ou multijuga produz cachos floridos que podem atingir até 45 cm.
Ela adora regiões de baixas temperaturas, floresce intensamente quando está caduca e proporciona um incrível visual em jardins. A inflorescências das glicínias- azul violetas ou brancas, conforme a variedade – surgem em cachos de 30 a 60 cm de comprimento e podem ser apreciadas de longe.
No Brasil a glicínia é muito utilizada no paisagismo das regiões sul e sudeste, onde podem decorar caramanchões, cercas e alambrados ou mesmo ser cultivada como arbusto no jardim. Para manter a planta exuberante por muito tempo deve ser realizada uma poda de limpeza e condução uma vez por ano – no início do outon, pois a florada ocorre no inverno, aproveitando a ocasião para adubar com NPK 4-14-8, o que estimula a florada.
A glicínia se reproduz bem e floresce mais rapidamente por meio de estacas de galho, entretanto, o plantio pode ser realizado também através de sementes, apesar da floração ser mais demorada.
O solo para o plantio deve apresentar boa drenagem.
Um cuidado especial: as glicínias necessitam de boas regas, principalmente nos períodos de crescimento e floração, portanto, não descuide das regas, evitando deixar o solo excessivamente seco.
Podem até ser plantadas em vasos grandes ou caixas que suportem bem o crescimento das raízes.
Sob outro aspecto, é importante destacar que a glicínia é muito apreciada pelas abelhas, sendo uma espécie muito valiosa para os apicultores.