A Renda Portuguesa precisa de muita luminosidade, mas não deve receber sol direto. O ideal é plantá-la com um substrato rico em matéria orgânica e fazer regas regulares, para manter a umidade.
Nos meses mais quentes do verão, fique atenta às regas, para a planta não secar.
Adube-a com farinha de ossos para garantir a nutrição da planta.
Deve ser cultivada à meia-sombra ou à sombra e nunca sob o sol pleno, pois suas folhas se tornam amareladas e murchas, podendo até secar completamente.
A Renda Portuguesa é cultivada em vasos com terra vegetal rica, ou afixada lateralmente a suportes de xaxim (hoje, encontramos no mercado alternativas, como fibra de coco, ou mesmo produtos sintéticos como o Floraxim), sempre à meia-sombra.
Também podem ser utilizadas em jardineiras suspensas.
Quando em xaxim (ou substratos) a planta deve ser regada mais vezes; sempre tomando o cuidado para não deixar que o substrato fique encharcado.
Detalhe: Evite colocá-la em locais onde haja correntes de ar, ela sofre bastante com isso.
A adubação pode ser feita com adubo tipo NPK 10-10-10.
Nome científico: Asparagus densiflorus
Nome popular: Aspargo pendente.
Família: Liliaceae.
Origem: África do Sul.
Porte: 40 a 60 cm de altura.
Características: Herbácea perene e rizomatosa, de folhagem muito fina e pendente, adequada para cultivo em vasos ou jardineiras suspensas, a meia-sombra ou sombra.
As flores são brancas e bem miúdas e os frutos são pequenos e redondos, na cor vermelha e com aspecto muito ornamental. Solo úmido e rico em matéria orgânica.
Propagação: Por divisão de touceiras.
Nome científico: Antigonon leptopus
Nome popular: Amor-agarradinho, mimo-do-céu.
Família: Polygonaceae
Origem: México
Porte: Até 10 metros de comprimento de rama.
Flores: Primavera-verão.
Características: Trepadeira sarmentosa de ramagem densa semi-herbácea. As folhas apresentam pequenos pelos (pubescentes) e têm forma semelhante a do coração (cordiformes). A planta fixa-se bem em estruturas, grades e alambrados, devido a presença de gavinhas (sarmentosa). Pode ser cultivada também apoiada em muros e cercas, formando cerca viva.
A florada é muito exuberante e bem durável, podendo ocorrer nas cores rosa ou branco. As flores são muito visitadas por abelhas. Prefere clima quente e úmido.
Propagação: Por sementes, estaquia de ramos ou por alporques.
Herbácea rizomatosa, de folhas perenes, cultivada em canteiros ou bordaduras ao longo de cercas e caminhos. Desenvolve-se à pleno sol e floresce em magníficos tons de azul ou branco.
É bem adaptada ao clima ameno e grande parte do Sul do Brasil.
É excelente flor de corte. Por sua beleza e durabilidade é indicada para arranjos florais.
Propagação: Por divisão de touceira (rizomas).