As Paphiopedilum são orquídeas famosas pelas formas interessantes de suas flores que se assemelham a uma taça.
Pertencente á família das Orquidáceas a Paphiopedilum insigne é originária da Ásia, Índia e Nepal. Ao contrário dos outros gêneros de orquídeas, as vulgarmente chamadas orquídeas sapatinho não necessitam de muito adubo para se desenvolverem.
Encontram-se agora em plena floração, por isso diminua as regas, mas nunca deixe secar demasiado.
As orquídeas sapatinho não possuem pseudobulbos como a maioria por isso, não resistem nem á falta de água nem ao excesso.
Pode-se usar como substrato cascas de pinheiro ou fibras de coco misturados com carvão vegetal já que esse material possibilita a ventilação das raízes e retém pouca água .
Além disso, um pouco de terra misturada (desde que não seja muita) bem misturada com os outros substratos, num vaso com bastante furos para ventilar, assim ela poderá resistir um pouco mais a falta de água acidentalmente.
Este gênero de orquídea não é muito difícil de cultivar, os principais problemas que se poderá ter são a rega excessiva e talvez problemas com fungos, há que ter cuidado com manchas escuras nas folhas.
Nesse caso retire as folhas afetadas e pulverize a planta com um fungicida. ideal para ser cultivada em vasos, em árvores ou até mesmo sobre rochas.
Sunday, 8. August 2010
Boa Noite.
Gostaria de saber se vcs vendem a espécie de orquidea Paphiopedilum (sapatinho), a foto postada nesta página, ou se os senhores conhecem algum site ou orquidário que comercialize esta espécie.
Desde já agradeço.
Atencioosamente.
Henrique Malheiros.
Sunday, 26. September 2010
ola sou apaixonada por orquedeas principalmente por elas a sapatinho, e gostaria de saber se vcs nao vende as mudas. grata fico no aguardo.
Saturday, 28. October 2017
Boa tarde.
Faço a mesma pergunta do Sr. Henrique Malheiros.
Desde já agradeço.
Atenciosamente.
Jorge Legner