As orquídeas encyclia se caracterizam por serem espécies vegetais que estão espalhadas por todo o planeta. É popularmente conhecida pelo nome de Orquídea Mariposa. É nativa da América Tropical, sendo encontrada no México (região sul), em toda a América Central e na América do Sul (Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela).
É encontrada em vários tipos de vegetação, para que a espécie vegetal consiga sobreviver é necessário que seja aberta, com boa ventilação e temperatura quente, com boa condição de iluminação.
O gênero Encyclia
O nome faz referencia aos lóbulos laterais do labelo que ficam envoltos na coluna dessa espécie de orquídea. O gênero abriga 242 diferentes espécies de orquídeas.
As orquídeas desse gênero se caracterizam por serem epífitas, isto é, são plantas que vivem em cima de outras plantas, isto é, elas fazem a outra planta de suporte (geralmente arvores) de forma que consigam melhores condições de iluminação e de alimentação para melhor sobrevivência.
Existem espécies de orquídeas encyclia terrestres e rupícolas, que são plantas que vivem sobre paredes, rochas e outros locais de gênero pedregoso. No Brasil, são encontradas cerca de 40 diferentes espécies.
As espécies de encyclia mais encontradas em nosso país são: a Encyclia Bracteata, a Encyclia Cordigera, a Encyclia Dichoma e a Encyclia Randii.
As características da orquídea Encyclia
A característica de maior destaque das orquídeas Encyclia é que as suas flores possuem um tamanho bem reduzido. Contudo, as formas e as cores são variadas conforme a espécie.
As orquídeas encyclia se caracterizam por serem espécies vegetais fortes e robustas, que apresentam bulbos falsos (pseudobulbos) de forma de esfera ou de cone. A altura dessa planta varia muito, podendo ser encontradas espécies de poucos centímetros e com quase 1 m.
Elas podem apresentar 1 a 4 folhas, que se caracterizam por serem longas, lanceoladas e coriáceas. A inflorescência das orquídeas desse gênero se caracteriza por serem apical, arqueada e dura.
De uma maneira geral apresentam muitas flores e essas exalam um perfume muito agradável. Geralmente, as flores destas espécies de orquídeas possuem um diâmetro menor que 4,00 cm.
As pétalas e sépalas possuem tons de cores que variam: amarelo, verde, verde-musgo, rósea, púrpura, marrom e branca. As flores das encyclia duram em torno de 20 a 30 dias e também se destacam pelo odor exalado, pois a maioria das espécies deste gênero são perfumadas.
Geralmente, a encyclia floresce no período do verão e da primavera. Pelo fato das suas flores serem pequenas, elas são muito pouco utilizadas na hibridação de espécies de orquídeas.
Para o bom cultivo dessas espécies vegetais, é importante que sejam colocadas em locais que apresentem boas condições de luminosidade, o solo ligeiramente úmido, sejam feitas irrigações de forma regular (preferencialmente de dois em dois dias) e com ótima ventilação.
Para manter as condições ideais de umidade, pode ser realizadas pulverizações de água sobre a folhagem, pois assim ajudará a espécie a encontrar o clima ideal para o cultivo.
O solo pra cultivo da orquídea encyclia deve ser fértil, e para manter as boas condições de fertilidade podem ser aplicados adubos, fertilizantes e substratos, pois ajudam a planta a se desenvolver com maior beleza e vigor.
O ideal é que seja realizada uma adubação rica em nitrogênio, pois ajuda a adiantar a floração da orquídea encyclia. No entanto, pode ser escolhida uma adubação rica em fósforo, que necessita ser realizada de forma quinzenal.
Com relação a aplicação de substratos, vai variar conforme a espécie de orquídea encyclia, no entanto pode ser feito o uso de uma combinação de carvão, casca de pinos e pedras pequeninas.
Uma grande curiosidade sobre esse gênero, é que a espécie que deu origem ao gênero (Encyclia Viriflora), que foi coletada em 1828 no Rio de Janeiro, trata-se de uma orquídea muito rara, pois depois disso nunca mais foi achada para coleta, existindo apenas um desenho.
Reprodução
A orquídea encyclia se propaga através da polinização, e esta ocorre mediante ao auxilio de pássaros e abelhas. Os lóbulos laterais dessas espécies procuram se ajustar e adequar de forma que no momento em que um pássaro ou inseto pousam, ela passa para o lado inferior da coluna existente, fazendo com que o lóbulo não possa voltar a sua posição anterior ao pouso, essa situação é uma particularidade existente somente nas orquídeas encyclia.
Essa espécie vegetal pode se multiplicar através da divisão dos pseudobulbos, onde estes após divididos devem ser transportados para um novo local de cultivo e serem plantadas com o intuito de gerar uma nova espécie da orquídea encyclia.
O cuidado com as pragas
Como todas as espécies vegetais, é necessário tomar cuidado com as pragas e doenças que podem atacar a orquídea encyclia. Como os demais gêneros de orquídeas, as encyclias viram alvos fáceis de pragas e doenças quando são cultivadas de maneira inadequada.
Exemplos de inadequações ao cultivo das orquídeas são: falta de ventilação, excesso de água, falta de água, solo sem capacidade de drenagem.
As principais pragas que se manifestam no cultivo dessa espécie vegetal são os pulgões e cochonilhas.