A zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África. Por ser uma planta de menor porte — costumam não passar muito de 1 metro de altura — em seu ambiente natural, a planta costuma ficar debaixo da copa das árvores, o que significa que ela não gosta de sol direto.
O nome científico da espécie, na verdade, é Zamioculcas Zamiifolia e ela pertence à família Araceae. Também fazem parte da mesma família os antúrios e os copos-de-leite — todas plantas de meia-sombra que podem ser cultivadas em interiores.
Ela até floresce, mas as flores bem são discretas. O grande atrativo da planta é mesmo sua folhagem brilhante e vistosa.
Manutenção
A principal vantagem da zamioculca é ser uma planta resistente e que não exige regas frequentes. A paisagista recomenda regá-la de duas a três vezes na semana, no máximo. No inverno, apenas uma rega por semana já é suficiente.
Isso acontece porque a zamioculca tem rizoma. Todas essas plantas com estrutura mais reforçada não necessitam de muita água porque elas já têm uma reserva natural. Inclusive, se dermos muita água, ela não resiste.
Por isso, ela pode ser usada até dentro dos escritórios e espaços fechados, porque ela mesma armazena água dentro das folhas e do caule, então ela resiste bem aos ambientes com ar-condicionado.
Quanto à iluminação, o recomendado é não deixar a planta em sol direto, para evitar que as folhas fiquem amareladas. As zamioculcas preferem a luz difusa ou o sol da manhã, e sobrevive muito bem em ambientes internos.
Cuidados
É importante ressaltar que a zamioculca é uma planta tóxica, então ela deve ser mantida fora do alcance de crianças e também dos pets.
No entanto, isso não significa que quem tem cães e gatos em casa não podem cultivar a planta, já que ela não é uma espécie que atrai os animais. De qualquer modo, deixe-a fora do alcance para evitar acidentes.
A cada 3 ou 4 anos, é bom você tirá-la do vaso para fazer várias mudas daquela planta e trocar o substrato. Mas veja, 4 anos é muito tempo para uma planta, então ela realmente exige muito pouco cuidado.
Substrato e adubação
A zamioculca já é uma planta resistente a pragas, mas se você quiser uma planta mais viçosa, você pode usar o adubo NPK 10-10-10, a cada 3 meses.
Já a terra deve ser bem drenada, com uma mistura de substrato e areia para que a água da rega não fique acumulada.
Se você regar aquela terra mais compactada, a planta vai ficar mais amarelada e pode até apodrecer os bulbos, já que ela não gosta de excesso de água. Então a regra é: pouca rega e uma terra bem drenada.