Assim como a margarida e a gérbera, o girassol pertence à família das compostas, que se caracteriza por possuir flores com um miolo redondo cercado por pétalas.
Nativa da América do Norte e de nome científico Helianthus annus (ou flor do sol), o girassol é uma imponente herbácea de cerca de 3 m a 4 m de altura, apresenta uma flor grande, amarela e com um comportamento característico conhecido como heliotropismo, em que a planta parece sempre olhar para o sol.
Além da enorme utilidade das sementes de girassol em várias atividades industriais, como a produção de óleos e rações, pode-se cultivar essa planta em casa no intuito de criar uma decoração muito estilosa em jardins, com um aspecto alternativo não-ortodoxo.
Para você que quer cultivar seus girassóis no jardim, pequenas dicas serão dadas neste post.
- Antes de plantar os girassóis, misture estrume ao solo no qual eles serão colocados. Essas flores se dão bem na maioria dos tipos de solos e, por isso, não é necessário se preocupar. No entanto, locais rochosos e arenosos não são adequados.
- Plante as flores em uma área em que elas peguem bastante sol. Como diz o nome, os girassóis prosperam com a luz do sol, sendo iluminadas por pelo menos 6 horas ao dia de forma direta. Os girassóis também se inclinam na direção da luz, então lembre-se disso se quiser que eles cresçam de um determinado modo. Eles mostrarão suas flores para o sol nascente, que se encontra no leste.
- Plante sementes de girassol a cerca de 6 mm de profundidade no solo e cerca de 30 a 45 cm de distância uma da outra.
- Regue os girassóis diariamente para ajudar o caule a suportar o peso da cabeça da flor.
- Se for plantá-los em vasos, dê preferência aos vasos altos. É necessário ter terra suficiente e suporte para a altura e o peso da flor.
- Alimente os girassóis diariamente com uma solução de crescimento como o Miracle Grow. Evite despejar fertilizante diretamente nas raízes, pois pode fazê-las apodrecer. Ao invés disso, faça alguns buracos com cerca de 7 a 10 cm ao redor da planta e coloque o fertilizante neles.
- Fique atento ao tempo, pois ventos fortes podem fazer com que os girassóis sejam arrancados. Se existe previsão de ventanias, não regue nesse dia, pois diminuirá a chance das flores serem arrancadas.
- Não há necessidade de ficar sempre de olho nos girassóis, a menos que a área em que estão seja muito sujeita a ventos fortes ou com condições que provocam muita sombra. Na sombra, essas flores se inclinaram na direção do sol, então é melhor evitar áreas escuras para essas lindas flores.