Nome Científico: Enterolobium Contortisiliquum Nome Popular: Tamboril, timburi, timbaúva, orelha-de-macaco, orelha-de-negro, tambori, timbíba, timbaúba, timboúva, timbó, tambaré, ximbó, orelha-de-preto, tamburé, pacará, vinhática-flor-de-algodão, araribá, árvore-das-patacas
Família: Fabaceae
Origem: América do Sul
Ciclo de Vida: Perene
O tamboril é uma árvore decídua e frondosa, que alcança de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetro de tronco. Suas folhas são alternas, bipinadas (recompostas), com 3 a 7 pares de pequenos folíolos oblongos. Apresenta copa ampla, com ramificação cimosa e raízes longas e calibrosas.
As inflorescências surgem na primavera e são do tipo capítulo, globosas, com cerca de 10 a 20 flores brancas. Os frutos que se seguem são vagens, recurvadas e semilenhosas, em formato de rim ou de orelha, o que rendeu a esta espécie diversos nomes populares. Eles surgem verdes e se tornam pretos em junho e julho, quando amadurecem. Cada fruto pode conter de 2 a 12 sementes, brilhantes e de cor marrom. O tamboril ocorre naturalmente em florestas pluviais e semidecíduas do norte ao sul do Brasil. É uma árvore que fornece boa sombra na primavera e verão e perde suas folhas no inverno, deixando a luz do sol passar.
Desta forma ela é bastante apropriada para arborização de regiões com estações bem marcadas. É uma espécie pioneira, de rápido crescimento inicial e muito rústica, apropriada para áreas de reflorestamento. Sua madeira é leve, macia, pouco resistente e utilizada para o fabrico de canoas, caixotaria em geral, brinquedos, compensados, etc. As saponinas encontradas nos frutos e na casca são aproveitadas para produção de sabões.
Estas saponinas dos frutos também são responsáveis por intoxicações em herbívoros, que ocorrem geralmente durante a escassez de alimentos. Deve ser cultivada sob pleno sol, em solo fértil, preferencialmente úmido e irrigado no primeiro ano de implantação.
Multiplica-se por sementes. Após a quebra da dormência com desponte, escarificação, ácido sulfúrico ou água, as sementes germinam em 10 a 20 dias. Elas devem ser semeadas em saquinhos preparados com solo adubado. Após 4 meses em viveiro, sob meia-sombra as mudas já podem ser plantadas no local definitivo.
Thursday, 24. February 2011
Olá, tenho uma curiosidade, e possivel tomar o cha das folhas ou do fruto de tamboril ou orelha de macaco, como chamamos aqui no Sul.
aguardo retorno. Grata.
Sunday, 21. August 2011
O Tamboril (Enterolobium maximum Ducke) é uma árvore de grande porte e medicinal a casca dele utilizada contra diversos problemas digestivos e para enfequissão no fígado.
Não é uma planta só de Florestas, e sim de Caatinga nos locares de Serra. Na Serra do Arapua no Município de carnaubeira da Penha – PE, tem vários pé desta planta que nasceu da própria natureza.
Toma o chá da casca do TAMBORIL (Não coloca muita casca para não ficar forte)
Wednesday, 4. January 2012
Olá!
É verdade que o tamboril tem propriedades medicinais? e que o chá da casca pode ajudar nos casos de infecçao dos musculos?
Monday, 25. March 2013
Sou Engenheiro Agrônomo e Economista, com Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Sou admirador e pesquisador de plantas medicinais, tema que pretendo publicar um livro a respeito. Gostaria de manter correspondência com troca de informações acerca das plantas medicinais da região Nordeste do Brasil. Disponho de um arquivo contendo as principais plantas medicinais em ordem alfabética. Se houver interesse, coloco o arquivo à disposição dos interessados. Adauto.
Thursday, 11. April 2013
Muchas gracias, es justo lo que buscaba. Un beso!
Tuesday, 27. August 2013
Prezado José Adauto, gostaria de ter acesso ao seu arquivo com informações sobre plantas medicinais do nordeste