Nas grandes cidades, a única alternativa para quem aprecia cantos verdes é a utilização de vasos. O primeiro impulso de quem vai cultivar plantas em vasos é preenchê-lo com terra, mas hoje em dia há diversas opções de substratos.
Turfa
Chama-se substrato o local onde a planta se fixa e obtém os nutrientes. Embora a terra seja um substrato em sua essência, há outras alternativas mais condizentes para o plantio em vasos.
Casca de pinus
É possível comprar substratos já preparados, mas atenção à procedência. As boas casas de jardinagem vendem substratos preparados sem insetos indesejáveis e pragas, pH adequado, nutrientes na medida correta e esterilizados.
Cada planta, flor ou arbusto tem necessidades nutricionais e de qualidade de solo específicos, por isso adquira substratos próprios para o que você queira cultivar.
Fibra de coco
Analise a permeabilidade do substrato e sua porosidade. A necessidade de água e o crescimento radicular (das raízes) dependem da escolha correta, por isso peça sempre orientação especializada.
Os substratos mais utilizados em vasos domésticos são: carvão vegetal, casca de arroz carbonizada, casca e cone de pinus, sabugo de milho, bagaço de cana, casca de café, turfa, fibra e casca de coco, entre outros.